O potencial de uso da Ficção Interativa (FI) e o Twine no ensino de Filosofia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065789398

Mots-clés :

Ficção Interativa, Twine, Ensino de Filosofia, Gamificação, Tecnologias Educacionais

Résumé

Este artigo discute o uso da Ficção Interativa (FI), com ênfase na ferramenta Twine®, no ensino de filosofia no Ensino Médio brasileiro. O objetivo é explorar como a FI pode ser aplicada para tornar o ensino de conceitos filosóficos mais dinâmico e envolvente. A pesquisa baseia-se na análise de metodologias imersivas e gamificadas, que promovem o engajamento dos alunos através de narrativas interativas. A utilização do Twine® permite a criação de histórias não lineares, em que os estudantes tomam decisões que influenciam o desenvolvimento da narrativa, simulando debates filosóficos e dilemas éticos. Como resultado, verificou-se que o uso da FI facilita a compreensão de conceitos abstratos e estimula o pensamento crítico. Conclui-se que a FI, ao ser integrada ao ensino de filosofia, pode promover uma aprendizagem mais ativa e participativa, contribuindo para a formação crítica dos estudantes.

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Biographie de l'auteur-e

Antonio Júlio Garcia Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFILO) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publié-e

2024-12-20

Comment citer

Freire, A. J. G. (2024). O potencial de uso da Ficção Interativa (FI) e o Twine no ensino de Filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e19/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065789398

Numéro

Rubrique

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais