O potencial de uso da Ficção Interativa (FI) e o Twine no ensino de Filosofia
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448065789398Mots-clés :
Ficção Interativa, Twine, Ensino de Filosofia, Gamificação, Tecnologias EducacionaisRésumé
Este artigo discute o uso da Ficção Interativa (FI), com ênfase na ferramenta Twine®, no ensino de filosofia no Ensino Médio brasileiro. O objetivo é explorar como a FI pode ser aplicada para tornar o ensino de conceitos filosóficos mais dinâmico e envolvente. A pesquisa baseia-se na análise de metodologias imersivas e gamificadas, que promovem o engajamento dos alunos através de narrativas interativas. A utilização do Twine® permite a criação de histórias não lineares, em que os estudantes tomam decisões que influenciam o desenvolvimento da narrativa, simulando debates filosóficos e dilemas éticos. Como resultado, verificou-se que o uso da FI facilita a compreensão de conceitos abstratos e estimula o pensamento crítico. Conclui-se que a FI, ao ser integrada ao ensino de filosofia, pode promover uma aprendizagem mais ativa e participativa, contribuindo para a formação crítica dos estudantes.
Téléchargements
Références
ALVES, Flora. Gamification - como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. 2ª ed. São Paulo: DVS, 2015.
ALVES, Lynn Rosalina Gama et al. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L. M. et al, (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FADEL, L. M; ULBRICHT, V. R; BATISTA, C. R; VANZIN, T. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva educação, 2014.
FORD, Melissa. Writing Interactive Fiction with Twine. Indianópolis (IN): Pearson Education, 2016.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
INTERNATIONAL FOUNDATION FOR TECHNOLOGY AND INNOVATION. Frequently Asked Questions About Interactive Fiction. Frequently Asked Questions. Disponível em: https://iftechfoundation.org/frequently-asked-questions/. Acesso em: 16 out. 2024.
MCGONIGAL, Jane. Reality is broken: why games make us better and how they can change the world. New York: The Penguin Press, 2011.
MONTFORT, Nick. Twisty little pages: an approach to interactive fiction. Cambridge (MA): MIT Press, 2005.
NAVARRO, Gabrielle. Gamificação: a transformação do conceito do termo jogo no contexto da pós-modernidade. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização (lato sensu) em Mídia, Informação e Cultura, Universidade de São Paulo, 2013, 26 p.
ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.