O potencial de uso da Ficção Interativa (FI) e o Twine no ensino de Filosofia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789398

Schlagworte:

Ficção Interativa, Twine, Ensino de Filosofia, Gamificação, Tecnologias Educacionais

Abstract

Este artigo discute o uso da Ficção Interativa (FI), com ênfase na ferramenta Twine®, no ensino de filosofia no Ensino Médio brasileiro. O objetivo é explorar como a FI pode ser aplicada para tornar o ensino de conceitos filosóficos mais dinâmico e envolvente. A pesquisa baseia-se na análise de metodologias imersivas e gamificadas, que promovem o engajamento dos alunos através de narrativas interativas. A utilização do Twine® permite a criação de histórias não lineares, em que os estudantes tomam decisões que influenciam o desenvolvimento da narrativa, simulando debates filosóficos e dilemas éticos. Como resultado, verificou-se que o uso da FI facilita a compreensão de conceitos abstratos e estimula o pensamento crítico. Conclui-se que a FI, ao ser integrada ao ensino de filosofia, pode promover uma aprendizagem mais ativa e participativa, contribuindo para a formação crítica dos estudantes.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Antonio Júlio Garcia Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFILO) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Literaturhinweise

ALVES, Flora. Gamification - como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. 2ª ed. São Paulo: DVS, 2015.

ALVES, Lynn Rosalina Gama et al. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L. M. et al, (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FADEL, L. M; ULBRICHT, V. R; BATISTA, C. R; VANZIN, T. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva educação, 2014.

FORD, Melissa. Writing Interactive Fiction with Twine. Indianópolis (IN): Pearson Education, 2016.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.

INTERNATIONAL FOUNDATION FOR TECHNOLOGY AND INNOVATION. Frequently Asked Questions About Interactive Fiction. Frequently Asked Questions. Disponível em: https://iftechfoundation.org/frequently-asked-questions/. Acesso em: 16 out. 2024.

MCGONIGAL, Jane. Reality is broken: why games make us better and how they can change the world. New York: The Penguin Press, 2011.

MONTFORT, Nick. Twisty little pages: an approach to interactive fiction. Cambridge (MA): MIT Press, 2005.

NAVARRO, Gabrielle. Gamificação: a transformação do conceito do termo jogo no contexto da pós-modernidade. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização (lato sensu) em Mídia, Informação e Cultura, Universidade de São Paulo, 2013, 26 p.

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011.

Veröffentlicht

2024-12-20

Zitationsvorschlag

Freire, A. J. G. (2024). O potencial de uso da Ficção Interativa (FI) e o Twine no ensino de Filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e19/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065789398

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais