Uma curta introdução à escrita acadêmica e ao trabalho acadêmico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065785440

Mots-clés :

Gêneros acadêmicos, Artigo, Resumo, Fichamento, Levantamento bibliográfico

Résumé

Para os(as) estudantes de filosofia, a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior implica deparar-se com um nível significativamente mais alto de exigência quanto à leitura e à escrita. Em especial nos períodos iniciais, umas das principais dificuldades enfrentadas pelos(as) estudantes decorre da ausência de uma compreensão clara (i) dos elementos estruturantes dos textos filosóficos, (ii) das características básicas dos gêneros de escrita acadêmica e (iii) de algumas tarefas corriqueiras do trabalho acadêmico. O presente artigo tem como objetivo elaborar uma explicação sintética desses três pontos e, ao final, fornecer uma orientação bibliográfica que permita um aprofundamento da compreensão de cada um deles.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Flavio Fontenelle Loque, Universidade Federal de Lavras

Flavio Fontenelle Loque é doutor em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras. É autor de John Locke and the grounds for toleration (Springer, 2022) e de Ceticismo e religião no início da Modernidade (Loyola, 2012), traduzido na Itália como Scetticismo e religione all’inizio dell’età moderna (Morcelliana, 2018). Publicou ainda a Conversa com o Senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne e outros escritos (Alameda, 2014), Do espírito geométrico e da arte de persuadir e outros escritos de ciência, política e fé (Autêntica, 2017), ambos de Blaise Pascal, Diálogo sobre o tema da Divindade, de François de La Mothe Le Vayer (Editora UFMG, 2014), e Quatro textos sobre a intolerância, com escritos de François de La Chaise, Pierre Jurieu e Jonas Proast (Scientiae Studia, 2022). Com Fábio Fortes e Wellington Ferreira Lima, elaborou uma edição comentada e bilíngue (latim-português) da Carta sobre a tolerância, de John Locke (Autêntica, 2019). Em parceria com Loraine Oliveira, traduziu diferentes obras de Pierre Hadot, como Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga (É Realizações, 2014).

Références

AQUINO, Ítalo de S. Como escrever artigos científicos. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

DINIZ, Débora; MUNHOZ, Ana Terra M. Cópia e pastiche: o plágio na comunicação acadêmica. Argumentum, v. 1, n. 3, p. 11-28, 2011.

EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.

FOLSCHEID, Dominique ; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. Tradução: P. Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GARCIA, Othon. M. Comunicação em prosa moderna. 25. ed. Rio de Janeiro: Fundação FGV, 2006.

KURY, Adriano. G. Para falar melhor e escrever o português. 2. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Lexicon, 2013.

LAZZARIN, Luís F. Introdução à escrita acadêmica. Santa Maria: UFSM, NTE, UAB, 2016.

LIBANEO, João Batista. Introdução à vida intelectual. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

MARTINICH, Aloysius. P. Ensaio filosófico: o que é, como se faz. Tradução: A. Sobral. São Paulo: Loyola, 2002.

MOTTA-ROTH, Désirré; HENDGES, Graciela R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola editorial, 2010.

PIACENTINI, Maria Tereza Q. Manual da boa escrita: vírgula, crase, palavras compostas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2017.

PORTA, Mário. A Filosofia a partir de seus problemas: didática e metodologia do estudo filosófico. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: Edusp, 2019.

SACRINI, Marcus. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016.

SEVERINO, Antônio. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008. (Destaque: parte 1.)

WESTON, Anthony. A arte de argumentar. 2. ed. Tradução e apêndice: D. Murcho. Lisboa: Gradiva, 2005.

Publié-e

2024-06-12

Comment citer

Loque, F. F. (2024). Uma curta introdução à escrita acadêmica e ao trabalho acadêmico. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e5/1–23. https://doi.org/10.5902/2448065785440