Uma curta introdução à escrita acadêmica e ao trabalho acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065785440Schlagworte:
Gêneros acadêmicos, Artigo, Resumo, Fichamento, Levantamento bibliográficoAbstract
Para os(as) estudantes de filosofia, a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior implica deparar-se com um nível significativamente mais alto de exigência quanto à leitura e à escrita. Em especial nos períodos iniciais, umas das principais dificuldades enfrentadas pelos(as) estudantes decorre da ausência de uma compreensão clara (i) dos elementos estruturantes dos textos filosóficos, (ii) das características básicas dos gêneros de escrita acadêmica e (iii) de algumas tarefas corriqueiras do trabalho acadêmico. O presente artigo tem como objetivo elaborar uma explicação sintética desses três pontos e, ao final, fornecer uma orientação bibliográfica que permita um aprofundamento da compreensão de cada um deles.
Downloads
Literaturhinweise
AQUINO, Ítalo de S. Como escrever artigos científicos. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
DINIZ, Débora; MUNHOZ, Ana Terra M. Cópia e pastiche: o plágio na comunicação acadêmica. Argumentum, v. 1, n. 3, p. 11-28, 2011.
EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.
FOLSCHEID, Dominique ; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. Tradução: P. Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GARCIA, Othon. M. Comunicação em prosa moderna. 25. ed. Rio de Janeiro: Fundação FGV, 2006.
KURY, Adriano. G. Para falar melhor e escrever o português. 2. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Lexicon, 2013.
LAZZARIN, Luís F. Introdução à escrita acadêmica. Santa Maria: UFSM, NTE, UAB, 2016.
LIBANEO, João Batista. Introdução à vida intelectual. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2006.
MARTINICH, Aloysius. P. Ensaio filosófico: o que é, como se faz. Tradução: A. Sobral. São Paulo: Loyola, 2002.
MOTTA-ROTH, Désirré; HENDGES, Graciela R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola editorial, 2010.
PIACENTINI, Maria Tereza Q. Manual da boa escrita: vírgula, crase, palavras compostas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2017.
PORTA, Mário. A Filosofia a partir de seus problemas: didática e metodologia do estudo filosófico. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: Edusp, 2019.
SACRINI, Marcus. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016.
SEVERINO, Antônio. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008. (Destaque: parte 1.)
WESTON, Anthony. A arte de argumentar. 2. ed. Tradução e apêndice: D. Murcho. Lisboa: Gradiva, 2005.
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.