TEORIA FEMINISTA E ENSINO DE FILOSOFIA

Auteurs-es

  • Fernanda Gabriela Soares dos Santos Escola Estadual Manoel Ribas, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065735735

Mots-clés :

Ausência, Mulheres, Teoria.

Résumé

O trabalho a seguir é uma introdução à teoria feminista, na medida em que foi idealizado para uma aula de qualquer um dos anos do Ensino Médio. O objetivo é iniciar as alunas e alunos nos estudos sobre Epistemologia e seus objetos, bem como problematizar a presença nas mulheres nas pesquisas Epistemológicas. Desde os primórdios científicos, quem foram os cânones da Ciência? Onde elas estavam? Colocados tais questionamentos, o segundo momento é apresentar aos educandos algumas inquietações sobre a ausência das mulheres na Epistemologia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fernanda Gabriela Soares dos Santos, Escola Estadual Manoel Ribas, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora na Escola Estadual Manoel Ribas, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Références

ALVES, P.M; PITANGUY, J. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense/ Abril Cultural, 1981.

BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 2016.

BERQUÓ, Thirzá Amaral. Aspásia de Mileto: Mulher e Filosofia na Atenas Clássica I. In: PACHECO, Juliana (Org.). Filósofas: a presença das mulheres na filosofia. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2016, pp. 28-43.

CALADO, E.A.F. Autobiografias de Simone Beauvoir: Sujeito, Identidade, Alteridade. Tese de Doutorado/Unb,2012.

CALVELLI, Haudrey Germiniani; LOPES, Maria de Fátima (2011). A teoria do conhecimento e a epistemologia feminista. In Livro de Anais do Congresso Scientiarum Historia IV, p. 347-353. Acesso em 22 de julho de 2013 de www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh4/trabalhos/Haudrey.pdf.

CASTRO, A. M. A; EGGERT, E. Alguns apontamentos sobre a epistemologia feminista. Revista Sociais e Humanas, [S.l.], v. 25, n. 2, p. 231-238, dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2862. Acesso em: 29 jun. 2018.

CYFER. Afinal, o que é uma mulher? Simone Beauvoir e a Questão do Sujeito na Teoria Crítica Feminista. Lua Nova, São Paulo, 94: 41-77, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n94/0102-6445-ln-94-00041.pdf. Acesso em 24/04/2018

PACHECO, J. (Org). Filósofas: a presença das Mulheres na Filosofia. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.

KETZER, P. Como pensar uma Epistemologia Feminista? Surgimento, Repercussões e Problematizações. In: Revista de Filosofia Argumentos. Fortaleza: 2017.

LONGINO, H. E. Epistemologia Feminista. In: GRECO, J. SOSA, E. (Org.) Compêndio de Epistemologia. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

MACIEL, W. Substantivismo, determinismo e o debate acerca do estatuto ontológico do espaço-tempo. Principia (UFSC), v. 11, p. 427-436, 2012.

PACHECO, J.(Org). Onde estão as Filósofas na Filosofia? In: Mulher e Filosofia: as relações de gênero no pensamento filosófico. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

WOLF, V. Um teto todo seu. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-10

Comment citer

Santos, F. G. S. dos. (2019). TEORIA FEMINISTA E ENSINO DE FILOSOFIA. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(2), 81–88. https://doi.org/10.5902/2448065735735

Numéro

Rubrique

Dossiê Perspectivas da Filosofia no Ensino Médio