O Jogo da Lógica de Lewis Carroll: uma alternativa para o Ensino Médio

Auteurs-es

  • John Lennon Lindemann Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065728815

Mots-clés :

Ensino, Lógica, Lewis Carroll

Résumé

O objetivo do presente artigo é apresentar o método diagramático para resolução de silogismos desenvolvido por Lewis Carroll como uma alternativa didática para professores do Ensino Médio: Uma possibilidade de ensino lúdica que pode ajudar a superar as dificuldades relativas ao ensino de Lógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

John Lennon Lindemann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutorando na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Références

ARISTÓTELES. Órganon: Categorias, Da Interpretação, Analíticos anteriores, Analíticos posteriores, Tópicos, Refutações Sofísticas. 2. ed. Tradução de Edson Bini. Bauru: Edipro, 2010. 608 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006. 133p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Data de acesso: 06 ago 2017.

CARROLL, L. Symbolic Logic: Lewis Carroll's. 6. ed. Rev., ampl. e atual. New York: Clarkson Potter, 1986. 514 p.

CARROLL, L. Symbolic Logic: Part 1 -Elementary. Londres: MacMillan and Co., 1896. 188 p.

CARROLL, L. Alice: edição comentada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. 328 p.

CARROLL, L. The Game of Logic. Lodon: MacMillan and Co., 1886. 128 p.

CARROLL, L. The Game of Logic. 2. ed. Lodon: MacMillan and Co., 1887. 124 p.

COHEN, M. N. Lewis Carroll: Uma biografia. Tradução de Raffaella de Filippis. Rio de Janeiro: Record, 1998. 669 p.

EPP, S. S. The Role of logic in Teaching Proof. In: The America Mathematical Monthly: MAA, United States of America, p. 886-899. 01 dez. 2003.

HODGES, W. Logic and Games. In: ZALTA, E. Z. et al (Org.). In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford, California. 06 Feb. 2013. Disponível em: <http://plato.stanford.edu/entries/logic-games/>. Acesso em: 13 ago, 2017.

LINDEMANN, J.L. A Lógica de Lewis Carroll. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

MOKTEFI, A.; SHIN, S. A History of Logic Diagrams. In: GABBAY, D. M.; WOODS, J. (Org.). Handbook of the History of Logic: volume 11: Logic: A History of its Central Concepts. Amsterdam: Elsevier BV., 2012. p. 611-682.

MONTOITO, R. Chá com Lewis Carroll: a matemática por trás da literatura. Jundiaí, Paco Editorial: 2011. 211 p.

MURCHO, D. A Natureza da Filosofia e o seu ensino. In: Educação. v. 27; n° 02. 2002. p. 16.

SANTOS, N. P. T. Cartas às suas amiguinhas. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997. p. 15-16.

SECCO, G.D.; PUGLIESE, N. On how formal logic is presented to the Brazilian student: a critical analysis. In: Rutas didácticas y de investigación em lógica, argumentación y pensamiento crítico. México: Academia Mexicana de Lógica, 2016. p. 78-169.

THE JOY OF LOGIC. Direção de Catherine Gale. 59 min. Londres: BBC Four, 2013. Documentário (59 min), son., col. Disponível em <http://www.dailymotion.com/video/x1a6ogd_the-joy-of-logic_tech>. Acesso em: 06 ago. 2017.

Téléchargements

Publié-e

2018-02-28

Comment citer

Lindemann, J. L. (2018). O Jogo da Lógica de Lewis Carroll: uma alternativa para o Ensino Médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(2). https://doi.org/10.5902/2448065728815

Numéro

Rubrique

Artigos – Demanda contínua