O Jogo da Lógica de Lewis Carroll: uma alternativa para o Ensino Médio

Autor/innen

  • John Lennon Lindemann Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065728815

Schlagworte:

Ensino, Lógica, Lewis Carroll

Abstract

O objetivo do presente artigo é apresentar o método diagramático para resolução de silogismos desenvolvido por Lewis Carroll como uma alternativa didática para professores do Ensino Médio: Uma possibilidade de ensino lúdica que pode ajudar a superar as dificuldades relativas ao ensino de Lógica.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

John Lennon Lindemann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutorando na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Literaturhinweise

ARISTÓTELES. Órganon: Categorias, Da Interpretação, Analíticos anteriores, Analíticos posteriores, Tópicos, Refutações Sofísticas. 2. ed. Tradução de Edson Bini. Bauru: Edipro, 2010. 608 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006. 133p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Data de acesso: 06 ago 2017.

CARROLL, L. Symbolic Logic: Lewis Carroll's. 6. ed. Rev., ampl. e atual. New York: Clarkson Potter, 1986. 514 p.

CARROLL, L. Symbolic Logic: Part 1 -Elementary. Londres: MacMillan and Co., 1896. 188 p.

CARROLL, L. Alice: edição comentada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. 328 p.

CARROLL, L. The Game of Logic. Lodon: MacMillan and Co., 1886. 128 p.

CARROLL, L. The Game of Logic. 2. ed. Lodon: MacMillan and Co., 1887. 124 p.

COHEN, M. N. Lewis Carroll: Uma biografia. Tradução de Raffaella de Filippis. Rio de Janeiro: Record, 1998. 669 p.

EPP, S. S. The Role of logic in Teaching Proof. In: The America Mathematical Monthly: MAA, United States of America, p. 886-899. 01 dez. 2003.

HODGES, W. Logic and Games. In: ZALTA, E. Z. et al (Org.). In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford, California. 06 Feb. 2013. Disponível em: <http://plato.stanford.edu/entries/logic-games/>. Acesso em: 13 ago, 2017.

LINDEMANN, J.L. A Lógica de Lewis Carroll. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

MOKTEFI, A.; SHIN, S. A History of Logic Diagrams. In: GABBAY, D. M.; WOODS, J. (Org.). Handbook of the History of Logic: volume 11: Logic: A History of its Central Concepts. Amsterdam: Elsevier BV., 2012. p. 611-682.

MONTOITO, R. Chá com Lewis Carroll: a matemática por trás da literatura. Jundiaí, Paco Editorial: 2011. 211 p.

MURCHO, D. A Natureza da Filosofia e o seu ensino. In: Educação. v. 27; n° 02. 2002. p. 16.

SANTOS, N. P. T. Cartas às suas amiguinhas. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997. p. 15-16.

SECCO, G.D.; PUGLIESE, N. On how formal logic is presented to the Brazilian student: a critical analysis. In: Rutas didácticas y de investigación em lógica, argumentación y pensamiento crítico. México: Academia Mexicana de Lógica, 2016. p. 78-169.

THE JOY OF LOGIC. Direção de Catherine Gale. 59 min. Londres: BBC Four, 2013. Documentário (59 min), son., col. Disponível em <http://www.dailymotion.com/video/x1a6ogd_the-joy-of-logic_tech>. Acesso em: 06 ago. 2017.

Veröffentlicht

2018-02-28

Zitationsvorschlag

Lindemann, J. L. (2018). O Jogo da Lógica de Lewis Carroll: uma alternativa para o Ensino Médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(2). https://doi.org/10.5902/2448065728815

Ausgabe

Rubrik

Artigos – Demanda contínua