Prelúdios das proposições para a Filosofia na Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065767370

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Reforma do Ensino Médio, Santa Catarina, Currículo, Base do Território Catarinense.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo sistematizar e apresentar o processo inicial de constituição da Base Curricular do Ensino Médio do Território Catarinense, proposto a partir da reforma dessa etapa da Educação Básica. Nesse sentido, busca-se expor alguns encaminhamentos realizados pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED/SC, referentes a construção e disponibilização para consulta pública do documento intitulado ‘Marco Zero: Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense’. Além disso, sistematiza-se algumas inspirações gerais para a Filosofia, bem como objetos do conhecimento e as habilidades trazidas no respectivo ‘Marco Zero’, no tocante ao ensino de Filosofia. Conclui-se problematizando o alinhamento dessa proposição curricular com a Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. 

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Biografía del autor/a

Gilberto Oliari, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC

Professor doutor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Citas

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Oliari, G. (2021). Prelúdios das proposições para a Filosofia na Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e19/1–20. https://doi.org/10.5902/2448065767370

Número

Sección

Dossiê Ensino de Filosofia, BNCC e Reforma do Ensino Médio