Diálogo examinativo: proposta de um modelo dialético para a promoção do pensamento crítico em sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065763656

Palabras clave:

Pensamento crítico, Diálogo examinativo, Nova dialética, Filosofia da educação.

Resumen

O pensamento crítico pode ser definido como o pensamento razoável e reflexivo acerca do que fazer ou em que acreditar. Sua inserção e fomento nas escolas e universidades consiste em um ideal defendido por filósofos da educação desde, pelo menos, o início do séc. XX. O pensador crítico ideal, arquétipo desenvolvido para representar o indivíduo que idealmente pensa criticamente quando é apropriado e o faz bem, pode ser caracterizado por suas habilidades e disposições. Uma dissonância surge ao contrastar as disposições do que seria o pensador crítico ideal e sua viabilidade como objetivo educacional com evidências provindas de estudos empíricos as quais sugerem tendências a vieses cognitivos e a outras falhas de raciocínio características do ser humano ao avaliar e construir juízos e operar logicamente. Embora, não obstante a essas evidências, haja boas razões para considerar o desenvolvimento do pensamento crítico uma meta viável de ser alcançada e válida de ser perseguida educacionalmente, a literatura disponível carece de modelos pragmáticos que contribuam para o exercício de tais disposições em um ambiente de sala de aula. Este artigo defende a interpretação de uma estrutura dialética, o diálogo examinativo, como uma ferramenta pedagógica válida e eficaz no exercício e no desenvolvimento de algumas disposições daquele que pensa criticamente. Argumentarei que esse modelo propicia a formação de hábitos convenientes ao ambiente de diálogo e articulação de ideias característico de contextos educacionais que buscam o pensamento crítico como um de seus paradigmas.

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Biografía del autor/a

Daniel Filipe Rodrigues Cabral, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES,

Graduado na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-06-24

Cómo citar

Cabral, D. F. R. (2021). Diálogo examinativo: proposta de um modelo dialético para a promoção do pensamento crítico em sala de aula. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e6 / 1–21. https://doi.org/10.5902/2448065763656

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua