Como ensinar filosofia em uma educação maior: uma análise bourdieunana do sistema de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065739401

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Sociologia da educação, Educação maior, Educação menor

Resumo

 No presente artigo, constata-se o modo como o ensino de filosofia no Brasil, visto como educação maior, é utilizado como ferramenta da inculcação de um arbitrário cultural a partir de uma análise bourdieuana do sistema de ensino. Chegou-se à conclusão que a prioridade conferida ao texto clássico de filosofia no ensino médio é um modo de reprodução das mesmas estruturas sociais que permitem a impossibilidade de ascensão social. Com isso, é proposta uma educação menor, cuja constituição fundamental é a relação entre professor e aluno, capaz de subverter as características da educação maior. Para tanto, foram analisados os textos de Sílvio Gallo (2002; 2006), os quais apontam para a valorização do capital cultural dos alunos, o incentivo à criação autônoma de conceitos e escolha de autoras e autores não canônicos como ferramentas de subversão dos mecanismos da educação maior. 

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Biografia do Autor

Matheus Diesel Werberich, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduando na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-01-07

Como Citar

Werberich, M. D. (2020). Como ensinar filosofia em uma educação maior: uma análise bourdieunana do sistema de ensino. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e2/ 1–12. https://doi.org/10.5902/2448065739401

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua