Leitura e Escrita colaborativa na aula de Filosofia utilizando Grupos do Facebook e Google Docs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065729902

Palavras-chave:

Leitura e escrita, Filosofia, Google docs, Grupos do Facebook

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em Educação, cujo principal objetivo é compreender quais os limites e possibilidades de aprender e ensinar a Ler e Escrever em Filosofia no Ensino Médio utilizando as Tecnologias Digitais. Neste trabalho é trazido um relato de experiência realizada com uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública no Sul do Brasil no início do ano de 2017. Neste experimento foram utilizadas as ferramentas de Grupo do Facebook e Google Docs para ensino e aprendizagem de Leitura e Escrita em Filosofia. Como procedimentos, foram utilizados: o estudo experimental e survey. A metodologia para trabalho de leitura de texto filosófico teve como inspiração a obra de Rodrigo (2014) que em seu livro: “Filosofia em sala de aula”, sugere o trabalho com um método que privilegia o procedimento analítico composto por três etapas: 1) Esclarecimento semântico e conceitual; 2) Estruturação lógica do raciocínio; 3) Visão sintética do texto. Além destas três etapas, foi proposta uma quarta que consiste na produção escrita dos estudantes utilizando o Google Docs e o Grupo do Facebook. O texto escolhido para este experimento o “ Discurso do Método” de René Descartes (1996), primeira e segunda partes. Pôde-se concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos alunos na parte de leitura, interpretação e escrita do texto filosófico, as ferramentas serviram como suporte dinamizador e possibilitador da aprendizagem colaborativa e de uma escrita mais dinâmica dentro deste contexto cada vez mais virtual em que estamos todos inseridos. Desta forma, percebeu-se que as dificuldades não concentram-se nas ferramentas que utilizamos, mas sim na questão do contato com os exercícios de Leitura e Escrita que precisam ser incorporados no cotidiano das aulas de filosofia e que pode ser potencializado pelas ferramentas das Tecnologias Digitais.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Becher Araujo Moraes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

 

Referências

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio; ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CALIGARI, D. C. Ser protagonista: produção colaborativa de textos em língua inglesa. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

CRUZ, B. S.; BERMÚDEZ, A. C. Maioria dos alunos brasileiros não sabe fazer conta e nem entende o que lê. Uol Educação, São Paulo, 06 dez. 2016.

DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FABBRINI, R. N. O Ensino de Filosofia: A Leitura e o Acontecimento. Revista Trans/Form/Ação, São Paulo, v.28, n.1, p. 7-27, 2015.

FERREIRA, G. M.; BOHADAN, E. B. Possibilidades e desafios do uso do Facebook na educação: três eixos temáticos. In: Facebook e educação publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

GABRIEL, M. Educ@r: a ®evolução digital na educação. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da

SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HORN, G.; VALESE, R. O texto filosófico nas aulas de Filosofia do Ensino Médio: análise e proposição a partir da experiência paranaense. Filosofia e Educação: revista eletrônica., v.4, n.1, p.159-176, 2012.

LÈVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: 34, 1993.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Moraes, S. B. A. (2018). Leitura e Escrita colaborativa na aula de Filosofia utilizando Grupos do Facebook e Google Docs. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(2). https://doi.org/10.5902/2448065729902

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua