Livros Didáticos de Filosofia no Ensino Médio: da gestão escolar à sala de aula

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065729903

Keywords:

Ensino de filosofia, Livro didático, Gestão escolar, PNLD

Abstract

Este artigo trata-se de um estudo sobre o processo de escolha do Livro Didático (LD) de Filosofia através do PNLD pela equipe diretiva e professores de Filosofia de algumas escolas de Ensino Médio da Cidade de Santa Maria/RS. O objetivo foi compreender como se dá o processo de escolha do LD de Filosofia, proposto pelo PNLD, pelos gestores de algumas escolas públicas de Santa Maria/RS? A coleta das informações se deu através de entrevistas com os professores de Filosofia e equipe diretiva de três escolas da cidade. Como resultado foi possível compreender que a equipe diretiva dá subsídio para os professores em relação às políticas públicas (PNLD), mas não participa de forma integral do processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Raquel Brum Sturza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

References

ASPIS, R.; GALLO, S. Ensinar Filosofia - um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

______. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Filosofia. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2011. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livrodidatico/guias-do-pnld/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio>. Acesso

em: 08 out. 2017.

______. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: Filosofia. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2014. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livrodidatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015>. Acesso em: 08 out. 2017.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 de dezembro de 1996, p. 27849.

GALLO, S. Ensino de filosofia: avaliação e materiais didáticos. In: Gabriele Cornelli (Cord.), Marcelo Carvalho (Coord.) e Márcio Danelon (Coord.). Filosofia: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino) p. 159-170.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. Goiânia: Alternativa, 2002.

LOPES, A. C. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p. 205– 228.

RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. São Paulo: Autores Associados, 2009.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 7 eds. São Paulo: Libertad, 2002.

Published

2018-02-28

How to Cite

Sturza, R. B. (2018). Livros Didáticos de Filosofia no Ensino Médio: da gestão escolar à sala de aula. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(2). https://doi.org/10.5902/2448065729903

Issue

Section

Artigos – Demanda contínua