Livros Didáticos de Filosofia no Ensino Médio: da gestão escolar à sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065729903Schlagworte:
Ensino de filosofia, Livro didático, Gestão escolar, PNLDAbstract
Este artigo trata-se de um estudo sobre o processo de escolha do Livro Didático (LD) de Filosofia através do PNLD pela equipe diretiva e professores de Filosofia de algumas escolas de Ensino Médio da Cidade de Santa Maria/RS. O objetivo foi compreender como se dá o processo de escolha do LD de Filosofia, proposto pelo PNLD, pelos gestores de algumas escolas públicas de Santa Maria/RS? A coleta das informações se deu através de entrevistas com os professores de Filosofia e equipe diretiva de três escolas da cidade. Como resultado foi possível compreender que a equipe diretiva dá subsídio para os professores em relação às políticas públicas (PNLD), mas não participa de forma integral do processo.Downloads
Literaturhinweise
ASPIS, R.; GALLO, S. Ensinar Filosofia - um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
______. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Filosofia. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2011. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livrodidatico/guias-do-pnld/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio>. Acesso
em: 08 out. 2017.
______. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: Filosofia. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2014. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livrodidatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015>. Acesso em: 08 out. 2017.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 de dezembro de 1996, p. 27849.
GALLO, S. Ensino de filosofia: avaliação e materiais didáticos. In: Gabriele Cornelli (Cord.), Marcelo Carvalho (Coord.) e Márcio Danelon (Coord.). Filosofia: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino) p. 159-170.
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. Goiânia: Alternativa, 2002.
LOPES, A. C. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p. 205– 228.
RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. São Paulo: Autores Associados, 2009.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 7 eds. São Paulo: Libertad, 2002.