Ensinar Filosofia durante a pandemia: o Moodle como mediação tecnológica

Teaching Philosophy during the pandemic: Moodle as a technological mediation

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065774228

Schlagworte:

Ensino Remoto, Ensino de Filosofia, Pandemia

Abstract

Trata-se de um relato de experiência que busca contribuir para a reflexão sobre estratégias de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) utilizadas durante o período pandêmico em aulas de Filosofia no Instituto Federal Baiano de Educação, Ciência e Tecnologia no Campus Xique-Xique em turmas de ensino médio integrada à educação profissional. Partindo do princípio epistêmico de um ensino mediado pela Filosofia Intercultural, observou-se que Moodle favorece a construção de diferentes estratégias didáticas e metodologias de ensino ativas que permitem incorporar vários recursos tecnológicos, como vídeos, jogos e imagens, hipertextos e hiperlinks. É importante destacar que a sua utilização nas aulas de Filosofia não só facilitou a sensibilização/cativação dos discentes no processo de ensino, como mediou a problematização e diálogo entre os discentes/docente sobre os temas de estudo da disciplina. O AVA Moodle, quando utilizado de forma planejada e construtiva, favorece o desenvolvimento de habilidades como o diálogo e a reflexão crítica, habilidades fundantes da experiência filosófica na educação básica.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Francis Mary Soares Correia da Rosa, Federal Institute Baiano

Doutora em Educação e Contemporaneidade do PPGEduC - UNEB na Linha de pesquisa (Lpq) 1. Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural. Mestra em Critica Cultural pela Universidade Estadual da Bahia na linha de pesquisa Margens da Literatura, onde estudou a produção literária de Olívio Jekupé por meio do conceito deleuziano de literatura menor. É membro do grupo de pesquisa Lingua(gem) e Crítica Cultural na linha Literatura, subalternidade e micropolítica (Diretório 5.0 CNPq) e do GECEF - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cinema e Ensino de Filosofia (CEUCLAR). Possui Especialização em Filosofia Contemporânea pela UEFS (2010) e em Ensino de Filosofia pela UFBA (2015). Graduada em História e em Filosofia. Atualmente é professora efetiva do IF Baiano.

Literaturhinweise

ASPIS, Renata; GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia- Um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 30 fev. 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Ser leve e líquido. In: Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BEHAR, Patricia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020, 14.8.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CONCED. Diretrizes para Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais. Junho de 2020. Disponível em: https://www.consed.org.br/storage/download/5eea22f13ead0.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.

DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação como método: Estudo de elementos dos games aplicados em Processos de ensino e aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

FERREIRA, Thiago. Emblemas no Moodle. EDUCLASS, 2017. Disponível em: https://educlass.com.br/emblemas-no-moodle/. Acesso em: 08 mai. 2022.

GALLO, Silvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. Filosofia no ensino médio. Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, 15-36.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Autêntica, 2015.

MILL, et al. Prática Polidoscente em Ambientes virtuais de aprendizagem IN: Educação a distância. MACIEL, C. (org,) EDUFMT, 2013.

MORAES, Simone Becher Araujo; DE BASTIANI, Tânia Mara. Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem. Anais do ANPED, 2012

MOREIRA, J. António, et al. Educação digital em rede: Princípios para o design Pedagógico em Tempos de Pandemia. UAB- PORTUGAL, 2020.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Acesso em: 14 Jan. 2022.

PARNET, Claire. O abecedário de GILLES DELEUZE. Dirigido por: Pierre-André Boutang. Disponível em: http://aquileana. wordpress. com/2011/02/07/gilles-deleuze-el-abecedario, 1988. Acesso em: 20 abr. 2022.

PINTO-COELHO, Ricardo Motta. Fundamentos em ecologia. Artmed Editora, 2009.

RIBEIRO, Roure Santos. Educação on-line, MOODLE e suas possibilidades educacionais, 2009. Disponível em: http://www.nucleohumanidades.ufma.br/pastas/CHR/2009_2/Roure_Ribeiro_v7_n2.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.

ROSA, Francis Mary Soares Correia da. A colonialidade do saber e a formação docente de Filosofia: cenários, experiências e desobediências epistêmicas. Tese de Doutorado- PPGEDUC, Campus I. 2021

SEVERINO, Antônio. Desafios atuais no ensino de filosofia. IN: GOTO, Roberto e TRETIN, R. (org.). A filosofia e seu ensino. São Paulo, Loyola, 2007.

SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. Boitempo Editorial, 2020.

UNDIME. Subsídios para a Elaboração de Protocolos de Retorno às Aulas na Perspectiva das Redes Municipais de Educação. Brasília, junho de 2020. Disponível em: https://undime.org.br/uploads/documentos/php7us6wi_5ef60b2c141df.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.

Veröffentlicht

2023-08-23

Zitationsvorschlag

Rosa, F. M. S. C. da. (2023). Ensinar Filosofia durante a pandemia: o Moodle como mediação tecnológica: Teaching Philosophy during the pandemic: Moodle as a technological mediation. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e7/1–27. https://doi.org/10.5902/2448065774228

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in