Sociedade de consumo e emancipação: desafios a educação crítica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065789725Parole chiave:
Theodor W. Adorno, Educação, Teoria CríticaAbstract
Este artigo explora a interação entre a indústria cultural, a sociedade de consumo e os desafios que essas dinâmicas impõem à educação crítica, à luz das ideias de Theodor W. Adorno. Analisa como a indústria cultural molda a sociedade de consumo e, por consequência, influencia a formação de indivíduos, o estudo destaca obstáculos específicos enfrentados pela educação crítica nesse contexto. Inspirando-se nas perspectivas de Adorno, o artigo propõe reflexões sobre como a educação pode atuar como agente de resistência e emancipação, capacitando os alunos a desenvolverem pensamento crítico diante das influências dominantes do consumismo. O objetivo é fornecer estratégias para a educação crítica em um cenário permeado pelos valores da sociedade de consumo, visando formar indivíduos mais conscientes e aptos a questionar e resistir às normas estabelecidas.
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