Sociedade de consumo e emancipação: desafios a educação crítica

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789725

Parole chiave:

Theodor W. Adorno, Educação, Teoria Crítica

Abstract

Este artigo explora a interação entre a indústria cultural, a sociedade de consumo e os desafios que essas dinâmicas impõem à educação crítica, à luz das ideias de Theodor W. Adorno. Analisa como a indústria cultural molda a sociedade de consumo e, por consequência, influencia a formação de indivíduos, o estudo destaca obstáculos específicos enfrentados pela educação crítica nesse contexto. Inspirando-se nas perspectivas de Adorno, o artigo propõe reflexões sobre como a educação pode atuar como agente de resistência e emancipação, capacitando os alunos a desenvolverem pensamento crítico diante das influências dominantes do consumismo. O objetivo é fornecer estratégias para a educação crítica em um cenário permeado pelos valores da sociedade de consumo, visando formar indivíduos mais conscientes e aptos a questionar e resistir às normas estabelecidas.

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Biografia autore

Rodrigo Danúbio Queiroz, Secretaria Municipal de Educação de Piúma

Possui Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015); Especialização (2013) em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Afonso Cláudio - FAAC; Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva, pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina (2025). Licenciatura plena (2009) e Bacharel (2011) em Filosofia também pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES e Licenciatura plena em História (2020) pelo Centro Universitário de Maringá. É Professor efetivo do ensino médio no Estado do Espirito Santo (2010 - ). Pesquisou pela CNPQ como voluntário PIVIC no período 2010-2011. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. Membro da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME. Membro da Associação de Diretores e ex-Diretores de Escolas Públicas do Espírito Santo - Adires. Membro Comitê Municipal pela Primeira Infância do Município de Piúma. Foi gestor de três escolas públicas estaduais do Espírito Santo (2016-2024). Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Educação no munícipio de Piúma/ES. Se interessa e pesquisa temas relacionados à educação, filosofia, psicologia da educação, gestão escolar e história.

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Pubblicato

2025-03-21

Come citare

Queiroz, R. D. (2025). Sociedade de consumo e emancipação: desafios a educação crítica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e2/1–28. https://doi.org/10.5902/2448065789725

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua