Filosofia contra o ócio: alacridade e movimento como fundamentos para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065784789

Palavras-chave:

movimento, ócio, filosofia afro-brasileira, samba, alacridade

Resumo

Este artigo relaciona filosofia e samba com o intuito de compreender a prerrogativa do ócio para o ato de filosofar como insuficiente para articular os diversos movimentos das corporeidades. Com base na filosofia afro-brasileira, nós utilizamos como recurso as letras de samba que revelam uma resistência e história cultural das periferias cariocas. Nesse caminho tentamos responder: é possível ensinar filosofia contra o ócio? Uma pergunta que justamente convida a rompermos com a ideia cristalizada de fazer filosofia num predomínio cognitivista e com métodos pré-determinados. Nisso propomos a invenção com meio para cada aula, semestre, curso uma metodologia para o seu ensino, a qual está consolidada pela circularidade de afetos, pois assim a horizontalidade se mostra para as pessoas como uma experiência do pensamento filosófico tal como um corpo no samba.

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Biografia do Autor

Luis Thiago Freire Dantas, Rio de Janeiro State University

Professor de Filosofia da Educação da UERJ. Doutor e mestre em filosofia pela UFPR. Especialista em Educação das Relações Etnico-Raciais NEAB-UFPR. Licenciado em Filosofia pela UFSE.

Gabriel Ribeiro, Rio de Janeiro State University

Graduando em Filosofia na UERJ. Membro do Mulungu - grupo de estudos contra-coloniais. Bolsista do Prodocência - UERJ.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Dantas, L. T. F., & Ribeiro, G. (2023). Filosofia contra o ócio: alacridade e movimento como fundamentos para o ensino. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e11/1–20. https://doi.org/10.5902/2448065784789

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua