Prelúdios das proposições para a Filosofia na Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065767370Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Reforma do Ensino Médio, Santa Catarina, Currículo, Base do Território Catarinense.Resumo
O presente artigo tem como objetivo sistematizar e apresentar o processo inicial de constituição da Base Curricular do Ensino Médio do Território Catarinense, proposto a partir da reforma dessa etapa da Educação Básica. Nesse sentido, busca-se expor alguns encaminhamentos realizados pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED/SC, referentes a construção e disponibilização para consulta pública do documento intitulado ‘Marco Zero: Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense’. Além disso, sistematiza-se algumas inspirações gerais para a Filosofia, bem como objetos do conhecimento e as habilidades trazidas no respectivo ‘Marco Zero’, no tocante ao ensino de Filosofia. Conclui-se problematizando o alinhamento dessa proposição curricular com a Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Brasília: Presidência da República: 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em 17/08/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 17/08/2021.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio (formação docente para a educação infantil e séries iniciais). Florianópolis: COGEN, 1998.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação: 2014.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Caderno de orientações para a implementação do Novo Ensino Médio. Florianópolis: Editora Secco, 2019 a.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA. Ofício Circular nº 08/2020. Florianópolis, 27 de Janeiro de 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zYUdbQzTEexstSqpblqFIiOtGVqls6Kd/view?usp=sharing
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA. Marco Zero do Currículo do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Florianópolis, Janeiro de 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1x3O6LrH1CLzrWiwBa5-wyN6EhUhXFzJc/view
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA. DIRETORIA DE ENSINO. Roteiro de estudo e atividades do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (em construção). Florianópolis, Janeiro de 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Aw6G3GLVVFtBtrPqtbDlXgj0oHgowq23/view?usp=sharing
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA (SED/SC). Comunidade Educacional pode contribuir na elaboração do currículo do território catarinense para o ensino médio. 28 Janeiro 2020 a. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30498-comunidade-educacional-pode-contribuir-na-elaboracao-do-curriculo-do-territorio-catarinense-para-o-ensino-medio . Acesso em 18/06/2021.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA (SED/SC). SED seleciona profissionais que atuarão em seminários do currículo do ensino médio. 07 de fevereiro de 2020 b. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30508-sed-seleciona-profissionais-que-atuarao-em-seminarios-do-curriculo-do-ensino-medio . Acesso em 18/06/2021
SANTA CATARINA. Edital, Nº 284 de 07 de janeiro de 2020. [Processo Seletivo Simplificado Seminários BNCC do Ensino Médio]. Santa Catarina: órgão oficial do Estado. Florianópolis, janeiro de 2020. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30508-sed-seleciona-profissionais-que-atuarao-em-seminarios-do-curriculo-do-ensino-medio . Acesso em: 18/06/2021
SANTA CATARINA. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parecer CEE/SC 04/2021. Florianópolis, 09/03/2021. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/legislacao-downloads/educacao-basica/jovens-e-adultos/educacao-basica-jovens-e-adultos-pareceres/pareceres-10. Acesso em: 17/08/2021
SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigo da; MARTINI, Tatiane Aparecida; POSSAMAI, Tamiris. A Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, um percurso atravessado pelos interesses do empresariado. Trabalho Necessário. V. 19, n. 29, 2021. ISSN. 1808-799X. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47398 . Acesso em 17/08/2021. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47398 .
THIESEN, Juares da Silva. Políticas Curriculares de Educação Básica: recontextualização da BNCC no território de Santa Catarina. Revista Espaço do Currículo. V. 14, n. 1, 2021. ISSN. 1983-1579. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/56496 . Acesso em: 17/08/2021. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56496 .
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.