Os indicadores de desempenho e de qualidade e o processo de governança nas Universidades Federais Brasileiras: um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465938565Palavras-chave:
Governança, Indicadores, Gestão da Informação, Universidade FederalResumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar a relação entre a utilização dos indicadores de desempenho e de qualidade e o processo de governança das universidades federais brasileiras e para atendê-lo, realizaram-se entrevistas, com roteiro semiestruturado, com os gestores das quatro universidades com melhores resultados tanto nos indicadores de desempenho quanto de qualidade. Entretanto, para manter o anonimato nas entrevistas, conforme solicitado, codificou-se as universidades como universidade 1, universidade 2, universidade 3 e universidade 4. Os dados secundários foram coletados em pesquisas bibliográficas e documentais nos sites oficiais das universidades participantes da pesquisa. Para a análise dos resultados optou-se por fazer a triangulação de fontes de dados. Como resultado verificou-se questão da governança influencia sobremaneira a forma pela qual a gestão conduz seus trabalhos, pois as gestões em que se percebeu uma maturidade maior no processo de governança, compreendem melhor a importância dos indicadores e de todas as informações institucionais e os utilizam de forma estratégica.
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