Descriptive model of sustainable acting for social innovation development

Authors

  • Priscila Rezende da Costa Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Lucimar da Silva Itelvino Coordenação do Curso de Graduação em Administração, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Sonia Francisca Monken Mestrado Profissional em Gestão - Sistemas de Saúde, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465934314

Abstract

Purpose: The concept of social innovation as open, collaborative and social transformation process opens room to reinforce the need of legitimizing social impact businesses and of expanding partnerships for social change, as well as the urgency of establishing professional and more sustainable social innovation environments. Accordingly, we tried to answer the following research question: How can social business performance boost the development of social innovations?

Design/methodology/approach: Therefore, we adopted the inductive approach of qualitative paradigm, based on the Grounded Theory, to investigate 24 social businesses. In addition, we adopted the Atlas.ti software for data organization and recovery.

Aggregate results allowed us to  propose a descriptive model of sustainable performance for the development of social innovations in social business, based on the following propositions: sustainable performance in processes and social innovation, the prevalence of a cooperative environment to solve social issues, professional governance as causal factor to social innovation development, the development of actions focused on public interests as influencing conditions for social innovation development, technical and scientific evaluation of social impacts as strategy to measure the outcomes of developed innovations and the expansion of social impacts as the consequence of the self-negotiation of social affairs.

Originality/value: A descriptive model of sustainable acting was proposed for the development of social innovations in social businesses.

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Author Biographies

Priscila Rezende da Costa, Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UNINOVE, 2010-2014. Atualmente é professora da Universidade Nove de Julho, UNINOVE, no Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado e Doutorado, Linha de Inovação, lecionando as seguintes disciplinas: Seminários de Dissertação; Seminários de Tese; Fronteiras do Conhecimento em Metodologia da Pesquisa; Gestão e Internacionalização do Empreendedorismo Inovador; e Tópicos Especiais em Inovação. Também é professora do curso de Graduação em Administração da UNINOVE e atua na coordenação técnica e acadêmica do Programa Escola da Ciência. É editora científica dos periódicos International Journal of Innovation (IJI) e Innovation & Management Review (IMR), além disso, é avaliadora de periódicos na área de Administração, tais como: Revista de Administração da USP (RAUSP); Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN); Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE (RACEF); Future Studies Research Journal; Internext; Gestão & Regionalidade; Desenvolvimento em Questão; Revista Ciências Administrativas; Revista GeAS; Revista de Gestão e Projetos; Revista Gestão e Secretariado; e Exacta. É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado Estratégia de Inovação, e no âmbito do grupo coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: Projeto n° 471875/2014-7, intitulado Geração de Inovações para o Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo com Empresas de Base Tecnológica de Economias Emergentes (2015-2017) e Projeto n° 108313/2017-4, intitulado Capacidades Relacional e Absortiva para Geração de Inovações: Um Estudo com Born Globals Brasileiras (2016-2017). Também participa dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão e Modelos da Inovação (UNINOVE); Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE); Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT/USP); Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade da USP (INGTEC); e Inovação na Era Digital (UFABC). Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: cooperação empresa-universidade, capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva e internacionalização da inovação.

Lucimar da Silva Itelvino, Coordenação do Curso de Graduação em Administração, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho, 2015. Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, 2005. Mestre em Administração pela Universidade de Guarulhos, 2001. Especialista em Administração pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, 1992. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Camilo Castelo Branco, 1997. Graduada em Administração pela Universidade Camilo Castelo Branco, 1994. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Administração da Universidade Nove de Julho (Campus Vila Maria). Coordena projeto de pesquisa docente intitulado "Um Estudo Bibliométrico no campo do Empreendedorismo Social (N° 033022, vigência agosto 2017 a junho 2018). Participa do grupo de pesquisa CNPq "Estratégia de Inovação". Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: ética, moral, cultura organizacional, educação (formal, informal e não-formal) e empreendedorismo social.

Sonia Francisca Monken, Mestrado Profissional em Gestão - Sistemas de Saúde, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP)(2005). Mestre em Administração de Empresas - Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Especialista em Administração Hospitalar CEAHS da Fundação Getúlio Vargas SP (1985) Programa de Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (PROHASA). Bacharel em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Gama Filho (UGF/RJ)(1979).Membro da American Marketing Association in Health Care (001988457/1998). Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional de Administração em Gestão de Sistemas de Saúde da UNINOVE.(PMPA/GSS).lLinhas de Pesquisa: Operações em Serviços de Saude, Estratégias e Terceiro Setor. Atuou como Diretora comercial no Instituto do Coração InCor , Notre Dame Intermédica , GSA Comercial Import. Exportação Ltda. Consultora de organizações de Saúde como a Fundação Zerbini - InCor, Hospital do Coração, GRAAC-UNIFESP, Grupo Intermédica Notre Dame.; Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde - IEPAS. Organizadora e Coordenadora Missão SEBRAE/MT Saúde . Consultoria à M2G Tecnologia. SEBRAE-BA Atua no Terceiro Setor na Associação de Profissionalização Orientação e Integração do Excepcional - APOIE

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Published

2021-06-29

How to Cite

Costa, P. R. da, Itelvino, L. da S., & Monken, S. F. (2021). Descriptive model of sustainable acting for social innovation development. Revista De Administração Da UFSM, 14(2), 241–262. https://doi.org/10.5902/1983465934314

Issue

Section

Articles