Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias

Autores

  • Lorimar Francisco Munaretto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Hamilton Luiz Corrêa Universidade de São Paulo - USP
  • Júlio Araújo Carneiro da Cunha Revisor de periódico da RAM. Revista de Administração Mackenzie, Revisor de periódico da RECADM. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Revisor de periódico da Redes (Santa Cruz do Sul) e Revisor de periódico do Gestão e Regionalidade.

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346596243

Resumo

DOI: 10.5902/198346596243 O presente estudo teve por objetivo descrever as principais características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas de obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Trata-se de um estudo bibliográfico, realizado com materiais publicados em livros, revistas, redes eletrônicas etc., de fontes primárias e secundárias. Os resultados demonstram que a técnica de grupo focal não apresenta anonimato dos participantes, como ocorre no Delphi, e que a interação entre os participantes é realizada por feedback não controlado, ao contrário do que ocorre no método Delphi. O método de pesquisa Delphi é realizado por meio de questionários estruturados, aplicados aos especialistas, de forma intensiva e intercalada, em diversos rounds. Os principais benefícios da técnica de grupo focal para as pesquisas exploratórias estão em: i) auxiliar na formulação de hipóteses, pois a discussão sobre dado tema leva à clareza de pensamento, ajudando a expressar proposições de pesquisa; ii) auxiliar na identificação de conceitos relevantes de uma pesquisa, que pode ser a característica de um produto ou de um serviço, atuando na definição operacional de um conceito na identificação e testagem de novas ideias de pesquisa. Denota-se que ambos os métodos, Delphi e grupo focal, apresentam contribuições eficientes no levantamento de dados para as pesquisas de natureza exploratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorimar Francisco Munaretto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW (1991) Especialização em PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO (1992), pela UFSC, MESTRADO em ADMINISTRAÇÃO pela UFSC (2000) é DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO pela FEA/USP/SP. Foi Coordenador dos Cursos: Ciências Contábeis, de Especialização em Controladoria da URI-FW, do Curso de Sistemas de Informação CESNORS/UFSM, é professor assistente da UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CESNORS, é membro da Comissão de Avaliadores de Curso de Graduação e Avaliador Institucional do SINAES/INEP/MEC

Hamilton Luiz Corrêa, Universidade de São Paulo - USP

Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1980) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e pós-doutorado pela (1992) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo.

Júlio Araújo Carneiro da Cunha, Revisor de periódico da RAM. Revista de Administração Mackenzie, Revisor de periódico da RECADM. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Revisor de periódico da Redes (Santa Cruz do Sul) e Revisor de periódico do Gestão e Regionalidade.

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2004) , graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (2004) , graduação em Comércio Exterior pela Universidade de Ribeirão Preto (2004) , graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010) e mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2006), Douteado em Administração pel USP (2011) e Doutroado em Recursos Humanos pela FGV (2011)

Downloads

Publicado

2013-01-07

Como Citar

Munaretto, L. F., Corrêa, H. L., & Carneiro da Cunha, J. A. (2013). Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista De Administração Da UFSM, 6(1), 9–24. https://doi.org/10.5902/198346596243

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)