Um estudo sobre inserção da educação ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos do Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM

Authors

  • Lorimar Francisco Munaretto UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Solange Busanello Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro de Educação Superior Norte - RS - CESNORS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465911374

Abstract

O estudo teve por objetivo verificar como as práticas de gestão ambiental são incorporadas e desenvolvidas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Centro de Educação Superior Norte - CESNORS/UFSM. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido a partir de pesquisa realizada com coordenadores dos cursos de graduação do CESNORS/UFSM. Os dados foram coletados através de questionário estruturado com questões abertas, aplicado aos coordenadores dos cursos de graduação do CESNORS. Os resultados demonstram que nenhum dos 12 (doze) Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do CESNORS/UFSM, apresentam a inserção de capítulo que articule a educação ambiental com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Quanto à oferta de disciplinas de educação ambiental, somente 4 (quatro) cursos a oferecem (Engenharia Florestal, Jornalismo, Agronomia e Ciências Biológicas). Quanto a conteúdos de educação ambiental trabalhados em diferentes disciplinas, somente os cursos de Relações Públicas e Nutrição não propõem. No que se refere à integração da educação ambiental às disciplinas de cada curso de modo transversal, contínuo e permanente, os resultados demonstram que os cursos de Sistemas de Informação, Relações Públicas e Ciências Biológicas não possuem essa integração.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lorimar Francisco Munaretto, UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutor em Administração, pela FEA/USP

Professor do Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais do CESNORS/UFSM,

Solange Busanello, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro de Educação Superior Norte - RS - CESNORS

Bacharel em Administração

Técnica Administrativa do CESNORS

 

Published

2014-04-02

How to Cite

Munaretto, L. F., & Busanello, S. (2014). Um estudo sobre inserção da educação ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos do Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM. Revista De Administração Da UFSM, 7. https://doi.org/10.5902/1983465911374