Um estudo sobre inserção da educação ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos do Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465911374Resumen
O estudo teve por objetivo verificar como as práticas de gestão ambiental são incorporadas e desenvolvidas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Centro de Educação Superior Norte - CESNORS/UFSM. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido a partir de pesquisa realizada com coordenadores dos cursos de graduação do CESNORS/UFSM. Os dados foram coletados através de questionário estruturado com questões abertas, aplicado aos coordenadores dos cursos de graduação do CESNORS. Os resultados demonstram que nenhum dos 12 (doze) Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do CESNORS/UFSM, apresentam a inserção de capítulo que articule a educação ambiental com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Quanto à oferta de disciplinas de educação ambiental, somente 4 (quatro) cursos a oferecem (Engenharia Florestal, Jornalismo, Agronomia e Ciências Biológicas). Quanto a conteúdos de educação ambiental trabalhados em diferentes disciplinas, somente os cursos de Relações Públicas e Nutrição não propõem. No que se refere à integração da educação ambiental às disciplinas de cada curso de modo transversal, contínuo e permanente, os resultados demonstram que os cursos de Sistemas de Informação, Relações Públicas e Ciências Biológicas não possuem essa integração.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

