Proposição de uma sistemática de avaliação de aprendizagem na formação de administradores com base no processo gerencial

Autor/innen

  • Daniel Nascimento e Silva Instituto Federal do Amazonas
  • Chiara da Silva Simões Universidade Luterana do Brasil
  • Márison Luiz Soares Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Maria Alves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346595826

Abstract

Os administradores são os resultados de sistemas de produção racionalmente desenhados. O administrador é o resultado de uma série de conhecimentos, habilidades e padrões de comportamento, cuja utilidade é diretamente proporcional à consistência de sua formação profissional, ou seja, àquele sistema de produção racionalmente desenhado. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma sistemática de avaliação de aprendizagem baseada nas funções do processo gerencial: planejamento, organização, direção e controle. A sistemática consiste em dez etapas: definição dos conhecimentos a serem avaliados, definição das habilidades a serem avaliadas, escolha do formato do teste, redação das questões, definição das normas de resolução das questões, avaliação do pré-teste, realização do teste, organização dos dados, avaliação dos resultados, análise das causas de fracasso e análise do replanejamento. Os resultados mostram que o processo de formação de administradores pode ser otimizado se as instituições de ensino superior empregarem o sistema desenhado em conformidade com o perfil do egresso do curso.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Daniel Nascimento e Silva, Instituto Federal do Amazonas

Doutor em Engenharia de Produção

Mestre em Administração

Graduação em Administração

Chiara da Silva Simões, Universidade Luterana do Brasil

Graduada em Pedagogia

Márison Luiz Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Engenharia de Produção

Mestre em Engenharia de Produção

Graduado em Administração

Ana Maria Alves Pereira

Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais

Graduada em Pedagogia

Veröffentlicht

2013-11-11

Zitationsvorschlag

Silva, D. N. e, Simões, C. da S., Soares, M. L., & Pereira, A. M. A. (2013). Proposição de uma sistemática de avaliação de aprendizagem na formação de administradores com base no processo gerencial. Revista De Administração Da UFSM, 6(4), 640–657. https://doi.org/10.5902/198346595826

Ausgabe

Rubrik

Articles