Proposição de uma sistemática de avaliação de aprendizagem na formação de administradores com base no processo gerencial
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595826Resumo
Os administradores são os resultados de sistemas de produção racionalmente desenhados. O administrador é o resultado de uma série de conhecimentos, habilidades e padrões de comportamento, cuja utilidade é diretamente proporcional à consistência de sua formação profissional, ou seja, àquele sistema de produção racionalmente desenhado. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma sistemática de avaliação de aprendizagem baseada nas funções do processo gerencial: planejamento, organização, direção e controle. A sistemática consiste em dez etapas: definição dos conhecimentos a serem avaliados, definição das habilidades a serem avaliadas, escolha do formato do teste, redação das questões, definição das normas de resolução das questões, avaliação do pré-teste, realização do teste, organização dos dados, avaliação dos resultados, análise das causas de fracasso e análise do replanejamento. Os resultados mostram que o processo de formação de administradores pode ser otimizado se as instituições de ensino superior empregarem o sistema desenhado em conformidade com o perfil do egresso do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.