Para além dos testes: uma análise crítica de processos de testagem de leitura em língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589154

Palavras-chave:

Análise Crítica de Gênero, Inglês para Fins Acadêmicos, Proficiência

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar semelhanças e diferenças entre os processos de testagem de leitura em língua inglesa de duas instituições de ensino superior localizadas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a fim de levantar discussões acerca dessas práticas sociais. Para isso, comparamos dois estudos prévios conduzidos por Dubois (2021) e por Buzetto (2023). Os resultados sugerem que, apesar das diferenças entre os processos de testagem, ambos são práticas sociais consolidadas, que cumprem o papel de testar os conhecimentos de leitura em língua inglesa dos alunos de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Bruno Souza Buzetto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Estudos Linguísticos no Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Nathieli Cipolat Cervo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguístico no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Patrícia Marcuzzo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora associada no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-graduação em Letras da UFSM

William Dubois, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Estudos Linguísticos no Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Buzetto, B. S., Cervo, N. C., Marcuzzo, P., & Dubois, W. (2025). Para além dos testes: uma análise crítica de processos de testagem de leitura em língua inglesa. Letras, 34(1), e89154. https://doi.org/10.5902/2176148589154