Rádio e oralidade: o que propõem os livros didáticos de português aprovados pelo programa nacional do livro didático?

Autores

  • Clecio dos Santos Bunzen Júnior UFPE
  • Jéssica Máximo Garcia MACKENZIE (SP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539521

Palavras-chave:

Oralidade, Gêneros radiofônicos, Livros didáticos de primeira língua

Resumo

Com base em discussões sobre as múltiplas linguagens na disciplina de Português, o presente artigo apresenta uma análise de como as coleções aprovadas pelo Ministério da Educação, no âmbito de duas edições do Programa Nacional do Livro Didáticos (PNLD 2014 e 2017), lidam com os gêneros radiofônicos. Nossas análises, de base interpretativa e situada no campo da Linguística Aplicada, demonstram a presença tímida de alguns gêneros radiofônicos ao longo de coleções específicas, com destaque para os gêneros ‘radionovela’  e ‘narração de jogo de futebol’.

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Referências

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Bunzen Júnior, C. dos S., & Garcia, J. M. (2022). Rádio e oralidade: o que propõem os livros didáticos de português aprovados pelo programa nacional do livro didático?. Letras, 197–220. https://doi.org/10.5902/2176148539521 (Original work published 4º de agosto de 2020)