LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DISCURSIVA DO EIXO ORALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148538811Parole chiave:
Interação Discursiva, Apresentação, Resenha, Livro Didático, Guia PNLD/2018.Abstract
Neste artigo, analisamos a abordagem do eixo “Oralidade” produzida por autores e por avaliadores da coleção “Novas Palavras” (Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2018). A fundamentação teórica está ancorada na Análise de Discurso francesa peuchetiana. A análise é feita com base no texto de “Apresentação”, dirigido ao professor, e da “Resenha” presente no Guia Digital do PNLD. Analisamos, em seus enunciados, as interlocuções (pontos convergentes e discrepantes), as relações discursivas estabelecidas entre ambos e os efeitos de sentido desses textos. As análises mostram que as interações entre eles são marcadas pela contradição pertencente ao lugar discursivo de cada interlocutor.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras. 3 volumes. 3ª edição. São Paulo: FTD, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, 2018. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso 04 de março de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Língua Portuguesa – guia de livros didáticos - Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2017. 109p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 106 p.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. 8ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.
ORLANDI, E. P. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2012.
____________. Discurso e Leitura. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2012.
____________. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 6ª edição. Campinas, SP: Pontes, 2005.
____________. Segmentar ou recortar? Série Estudos Faculdades Integradas de Uberaba, n. 10, p. 9-26, 1984.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. IV. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux / organizadores Françoise Gadet; Tony Hak; tradução Bethania S. Mariani... [et al.] – 5ª edição. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro). Gêneros orais e escritos na escola. 3ª edição. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2022-08-02 (2)
- 2020-08-04 (1)