Gêneros textuais acadêmicos na educação profissional técnica de nível médio: uma experiência a partir do resumo científico
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148535869Mots-clés :
Ensino médio, Educação profissional, Ensino da escrita, Desenvolvimento da escrita, Resumo científicoRésumé
Neste trabalho, apresentamos e analisamos uma proposta de intervenção didática envolvendo o gênero resumo científico, desenvolvida em turmas de ensino médio integrado à educação profissional técnica, na disciplina Língua Portuguesa e Literatura. Como fundamentação teórica, baseamo-nos essencialmente em contribuições da didática de línguas, para alicerçar o desenvolvimento e a apresentação da proposta de intervenção didática, e do Interacionismo Sociodiscursivo, para descrever as capacidades de linguagem mobilizadas pelos alunos na produção dos resumos, produtos empíricos desse processo. As análises apontam que é legítimo e pertinente abordar gêneros da esfera acadêmica, como o resumo científico, no ensino médio; e que os alunos apreendem e mobilizam, na escrita do gênero, suas características. Portanto, a educação profissional técnica de nível médio apresenta-se como um contexto de ensino e aprendizagem de gêneros da esfera acadêmica.
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