Gêneros textuais acadêmicos na educação profissional técnica de nível médio: uma experiência a partir do resumo científico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148535869Schlagworte:
Ensino médio, Educação profissional, Ensino da escrita, Desenvolvimento da escrita, Resumo científicoAbstract
Neste trabalho, apresentamos e analisamos uma proposta de intervenção didática envolvendo o gênero resumo científico, desenvolvida em turmas de ensino médio integrado à educação profissional técnica, na disciplina Língua Portuguesa e Literatura. Como fundamentação teórica, baseamo-nos essencialmente em contribuições da didática de línguas, para alicerçar o desenvolvimento e a apresentação da proposta de intervenção didática, e do Interacionismo Sociodiscursivo, para descrever as capacidades de linguagem mobilizadas pelos alunos na produção dos resumos, produtos empíricos desse processo. As análises apontam que é legítimo e pertinente abordar gêneros da esfera acadêmica, como o resumo científico, no ensino médio; e que os alunos apreendem e mobilizam, na escrita do gênero, suas características. Portanto, a educação profissional técnica de nível médio apresenta-se como um contexto de ensino e aprendizagem de gêneros da esfera acadêmica.
Downloads
Literaturhinweise
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio – linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2009.
BRASIL. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais – linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 202-264.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional e Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base: ensino médio. Brasília: MEC, SEB, CNE, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.>. Acesso em: 23 nov. 2018.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
BUNZEN, C.; MENDONÇA, Má. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
CAVALCANTE, R. P. Universidade de Genebra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Revista Prolíngua, João Pessoa, v. 10, n. 3, p. 105-117, nov. 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/28708/15293>. Acesso em: 16 maio 2016.
CRUZ, C. E. F. da et al. Análise da produção científica nos cursos técnico de nível médio do IFRN Campus Pau dos Ferros: estudo de caso das turmas 2012.1 (2012-2015). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 9, p. 32-40, dez. 2015. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3548/1260>. Acesso em: 2 jan. 2017.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para uma reflexão sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins fontes, 1997.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em alimentos na forma integrada, presencial. Natal, 2011a. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-tecnicos-de-nivel-medio/tecnico-integrado/alimentos/view>. Acesso em: 10 jun. 2015.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em apicultura na forma integrada, presencial. Natal, 2011b. Disponível em:<http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-tecnicos-de-nivel-medio/tecnico-integrado/tecnico-em-apicultura/view>. Acesso em: 10 jun. 2015.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em informática na forma integrada, presencial. Natal, 2011c. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-tecnicos-de-nivel-medio/tecnico-integrado/tecnico-em-informatica/view>. Acesso em: 10 jun. 2015.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento base. Natal, 2012. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/arquivos/documento-base-do-ppp>. Acesso em: 10 jun. 2015.
MODELO_RESUMO. 2016. Elaborado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), para a 68ª Reunião Anual da SBPC. Disponível em: <https://view.officeapps.live.com/op/view.aspxsrc=http://www.sbpcnet.org.br/portoseguro/arquivos/modelo_resumo.doc>. Acesso em: 19 jul. 2018.
PALACIOS, G. G. Letramento acadêmico no ensino médio: uma experiência pedagógica a partir do material didático autoral “Manual do jovem pesquisador”. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2016. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2399>. Acesso em: 24 nov. 2018.
PRINCIPE, G. S. Práticas letradas mediadas pela tecnologia digital no ensino técnico integrado ao médio: discussão acerca da escrita de uma monografia como trabalho de conclusão de curso. In: FIAD, R. S. (Org.). Letramentos acadêmicos: contextos, práticas e percepções. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 289-322.
PRINCIPE, G. S. A escrita de monografia no ensino técnico integrado ao médio: uma prática dialógica de letramento acadêmico. 2017. 209 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/330236/1/Principe_GiovanaSiqueira_D.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2017.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J.(Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 71-91.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 Letras
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.