EM DIÁRIOS DE AULA, UMA VISÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR QUE A REFLEXÃO SE FAZ NECESSÁRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148512190Mots-clés :
Training as part of the curriculum. Class diaries. Teaching of Portuguese language.Résumé
Os estágios curriculares constituem-se em um espaço privilegiado de formação profissional, e, partindo desse pressuposto, o gênero diários de aula tem sido solicitado como instrumento de reflexão sobre a prática docente. Este artigo, ancorado na Linguística Aplicada e em abordagens qualitativas, analisa as reflexões que as estagiárias fazem, em seus diários, sobre os quatro eixos de ensino de Língua Portuguesa: leitura, produção textual, gramática/análise linguística e oralidade. A análise revela que coexistem, nesses eixos, práticas heterogêneas, que unem diferentes concepções a respeito de língua e ensino de língua, sugerindo uma revisão do espaço da prática nos cursos de formação.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2012-06-01
Comment citer
Ferreira, L. T., & Sartori, A. T. (2012). EM DIÁRIOS DE AULA, UMA VISÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR QUE A REFLEXÃO SE FAZ NECESSÁRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO. Letras, (44), 27–53. https://doi.org/10.5902/2176148512190
Numéro
Rubrique
Artigos