EM DIÁRIOS DE AULA, UMA VISÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR QUE A REFLEXÃO SE FAZ NECESSÁRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO

Autor/innen

  • Luciane Todeschini Ferreira
  • Adriane Teresinha Sartori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512190

Schlagworte:

Training as part of the curriculum. Class diaries. Teaching of Portuguese language.

Abstract

Os estágios curriculares constituem-se em um espaço privilegiado de formação profissional, e, partindo desse pressuposto, o gênero diários de aula tem sido solicitado como instrumento de reflexão sobre a prática docente. Este artigo, ancorado na Linguística Aplicada e em abordagens qualitativas, analisa as reflexões que as estagiárias fazem, em seus  diários,  sobre  os  quatro  eixos  de  ensino  de  Língua  Portuguesa:  leitura,  produção textual, gramática/análise linguística e oralidade. A análise revela que coexistem, nesses eixos,  práticas  heterogêneas,  que  unem  diferentes  concepções  a  respeito  de  língua  e ensino de língua, sugerindo uma revisão do espaço da prática nos cursos de formação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2012-06-01

Zitationsvorschlag

Ferreira, L. T., & Sartori, A. T. (2012). EM DIÁRIOS DE AULA, UMA VISÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR QUE A REFLEXÃO SE FAZ NECESSÁRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO. Letras, (44), 27–53. https://doi.org/10.5902/2176148512190