Deslizamento metonímico do significante Carnavalna música Vai passar, de Chico Buarque e Francis Hime

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148564578

Mots-clés :

Significante, Metáfora/Metonímia, Período militar, Redemocratização, Música Vai passar

Résumé

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o significante linguístico e suas relações metafóricas (similaridade) e metonímicas (contiguidade) na tessitura textual. Essas relações foram desenvolvidas pelo estudioso russo Roman Jakobson a partir dos estudos dos eixos associativos e sintagmáticos do genebrino Ferdinand de Saussure. O corpus de análise é constituído pela música Vai passar, de Chico Buarque e Francis Hime, na qual observamos como o deslizamento do significante carnaval se desdobra em outros significantes. A análise revelou que o significante carnaval se fragmenta formando assim um todo significativo em que se destacam a reflexão crítica contra o sistema opressor.

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Robson Anselmo Tavares de Melo, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPGCL - Doutorado

Luciana Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Possui Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap (2009), graduada em Comunicação Social - Hab. em Relações Públicas. Professora concursada para a área de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE - campus Recife, ministrando aulas no Curso de Turismo e na Especialização de Meio Ambiente e Cultura.

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Publié-e

2022-08-19

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Melo, R. A. T. de, & Silva, L. P. da. (2022). Deslizamento metonímico do significante Carnavalna música Vai passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Letras, (62), 156–171. https://doi.org/10.5902/2176148564578