Tensões entre legitimidade e autenticidade nas publicações em inglês por doutorandas brasileiras

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148548544

Mots-clés :

Artigo científico, Doutorandos, Internacionalização, Letramentos acadêmicos, Escrita acadêmica

Résumé

Na esteira dos Letramentos Acadêmicos e no contexto da internacionalização da educação superior, analisam-se, neste artigo, posicionamentos e estratégias de escrita acadêmica de cinco doutorandas brasileiras em relação à publicação de artigos científicos em inglês. Os dados analisados foram gerados a partir de duas pesquisas realizadas em duas universidades públicas do estado de São Paulo, com ancoragem teórica e metodológica na etnografia da linguagem. Os resultados apontam para tensões entre legitimidade e autenticidade no cenário atual de forte produtividade científica em inglês. Argumenta-se a favor de práticas de publicação em inglês alinhadas a uma diplomacia do conhecimento em ação.

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Rómina de Mello Laranjeira, Universidade Federal de Ouro Preto

Rómina de Mello Laranjeira é professora do Departamento de Letras, onde atua nos cursos de Letras e de Pedagogia, e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. É pós-doutora em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie/São Paulo) e doutora em Ciências da Educação, especializada em Letramentos e Ensino do Português, pela Universidade do Minho (Portugal). Seus interesses de pesquisa e extensão centram-se na área de educação e ensino de língua portuguesa, letramentos, etnografia da linguagem e formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Letramentos e Educação Linguística da Universidade Federal de Ouro Preto (LEDUFOP/CNPq).

Larissa Giacometti Paris, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Larissa Giacometti Paris é licenciada em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestra em Linguística Aplicada pela mesma instituição e doutoranda do referido programa, sendo bolsista do CNPq. Tem participado de projetos de investigação sobre ensino de Língua Portuguesa e práticas de letramentos, sendo seu foco de pesquisa os letramentos acadêmicos. Tem experiência como professora da educação básica e é autora de materiais didáticos de Língua Portuguesa.

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2021-10-19 — Mis(e) à jour 2022-08-02

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Laranjeira, R. de M., & Paris, L. G. (2022). Tensões entre legitimidade e autenticidade nas publicações em inglês por doutorandas brasileiras. Letras, 049–075. https://doi.org/10.5902/2176148548544 (Original work published 19 octobre 2021)