Oralidade e as estratégias de progressão temática: práticas com o gênero seminário em uma turma de 9º ano

Auteurs-es

  • EVALDO RIBEIRO ANDRADE Secretaria de Educação do Piauí/Secretaria de Educação do Maranhão
  • Bárbara Olímpia Ramos Melo Universidade Estadual do Piauí

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148538616

Mots-clés :

Oralidade, Seminário, Estratégia de progressão temática, Ensino

Résumé

O seminário é caracterizado principalmente pela atividade de expor e a sua progressão temática pode ser efetivada pelo uso de diferentes estratégias. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar as estratégias de progressão temática de seminários apresentados por alunos de uma turma de 9º ano de uma escola pública de Teresina-PI. Gonçalves (2009), Gomes-Santos (2012) e Dolz (2004) são alguns teóricos usados para fundamentar este trabalho. Metodologicamente, quanto aos objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva. Constatou-se que alguns grupos conseguiram operacionalizar mais estratégias que outros e, por isso, mantiveram por mais tempo a plateia atenta ao que era exposto.

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Bibliographies de l'auteur-e

EVALDO RIBEIRO ANDRADE, Secretaria de Educação do Piauí/Secretaria de Educação do Maranhão

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí. Professor da Educação Básica

Bárbara Olímpia Ramos Melo, Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Graduação e da Pós-graduação em Letras na Universidade Eestuadl do Piauí.

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Publié-e

2020-08-04 — Mis(e) à jour 2022-07-28

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ANDRADE, E. R., & Melo, B. O. R. (2022). Oralidade e as estratégias de progressão temática: práticas com o gênero seminário em uma turma de 9º ano. Letras, 399–420. https://doi.org/10.5902/2176148538616 (Original work published 4 août 2020)