O exercício da masculidade e a performance da violência em Crónica de una muerte anunciada, de Gabriel García Márquez

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148537287

Mots-clés :

Gabriel García Márquez, Crônica de uma morte anunciada, Masculinidade, Violência, Performance

Résumé

Crónica de una muerte anunciada (1982), do escritor colombiano Gabriel García Márquez, articula diversos recursos narrativos para explorar o tema da violência estrutural latino-americana provocada, essencialmente, por homens. Este artigo discute os aspectos culturais e sociais dessa violência masculina através dos personagens da obra mais diretamente envolvidos na morte anunciada, desde o título, e transformada em espetáculo público para a recreação dos habitantes de um povoado apático e longínquo. Para tanto, utilizamos os trabalhos de Lia Machado, Luiza Leonini e Daniel Welzer-Lang, que se aprofundam na naturalização da violência masculina motivada por uma cultura de enaltecimento da virilidade.

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Bibliographies de l'auteur-e

Hugo Hernan Ramirez Sierra, Universidad de los Andes (Uniandes - Bogotá, COL)

Professor do departamento de Lenguas y Literaturas da Universidad de los Andes (Uniandes), Bogotá, Colômbia. Pós-doutor pela Universität Tübingen (Alemanha) e Doutor em Literatura Hispânica pelo El Colegio de México (México).

André Luis de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB - Brasília, BRA) e Universidad de los Andes (Uniandes - Bogotá, COL)

Doutorando do programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), cursando o período sanduíche na Universidad de los Andes (Uniandes), em Bogotá, Colômbia. Mestre em Literatura e Práticas Sociais (UnB).

Références

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2020-05-20 — Mis(e) à jour 2022-07-29

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Ramirez Sierra, H. H., & de Oliveira, A. L. (2022). O exercício da masculidade e a performance da violência em Crónica de una muerte anunciada, de Gabriel García Márquez. Letras, (59), 235–256. https://doi.org/10.5902/2176148537287 (Original work published 20 mai 2020)