Análise linguística nos documentos curriculares do ensino fundamental da Região Norte

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569743

Palabras clave:

Análise linguística, Documentos curriculares, Ensino fundamental, Região Norte

Resumen

Este artigo discute como os documentos curriculares da Região Norte do Brasil, pós-BNCC (BRASIL, 2017), abordam a Análise Linguística (AL), a fim de possibilitar reflexões sobre essa prática. Trata-se de estudo documental, sob os pressupostos da Linguística Aplicada, ancorado na perspectiva dialógica de linguagem e no percurso histórico sobre Ensino Gramatical (EG), Prática de Análise Linguística (PAL) e Análise Linguística Dialógica (ALD). Os resultados revelam que os documentos seguem as mesmas evidências de AL, propostas pela BNCC, e que a PAL embasa os textos introdutórios. Contudo, a reorganização curricular expressa perspectivas EG e PAL e poucas de ALD.

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Biografía del autor/a

Roseli Bitzcof de Moura, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, TO

Doutoranda em Linguística e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, TO

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaina). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada.

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Publicado

2023-02-02

Cómo citar

Moura, R. B. de, & Fuza, Ângela F. (2023). Análise linguística nos documentos curriculares do ensino fundamental da Região Norte. Letras, 1(64), 97–113. https://doi.org/10.5902/2176148569743