Dies ist eine überholte Version, die am 2022-12-21 veröffentlicht wurde. Lesen Sie die aktuellste Version.

Construção de recursos educacionais abertos digitais para formação leitora no ensino médio: possíveis caminhos para a autoria docente

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148571353

Schlagworte:

REA digital, Autoria docente, Referencial norteador, Leitura

Abstract

Este trabalho objetiva apresentar um referencial norteador para a construção de REA em suporte digital com foco no aprimoramento leitor. O referencial apresenta indicações fundamentais para auxiliar a autoria de tais recursos por professores que queiram incorporar em suas práticas a exploração de novos suportes e horizontes interpretativos. O percurso metodológico é pautado na pesquisa bibliográfica que possibilitará um aprofundamento teórico-crítico a respeito das contribuições dos REA na promoção da leitura.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Hellen Boton Gandin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW. Graduada em Letras-Inglês pela mesma instituição de ensino. 

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Doutora e mestre em Letras. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Literaturhinweise

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/QL9nWPmwbhP8B4QdN8yt5xg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 out. 2022.

Creative Commons. Disponível em: https://creativecommons.org/. Acesso em: 24 maio 2022.

FURNIEL, Ana Cristina da Matta. MENDONÇA, Ana Paula Bernardo. SILVA, Rosane Mendes. Como criar e avaliar a qualidade de Recursos Educacionais Abertos (REA). Fiocruz, 2019. Disponível em: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/guiarea/assets/files/Guia2.pdf. Acesso em: 4 maio. 2022.

LEFFA, Vilson J. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J. ; PEREIRA, Aracy, E. (Orgs.) O ensino da leitura e produção textual; Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.

MALLMANN, Elena Maria; MAZZARDO, Mara Denize (org.). Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos. Santa Maria: Gepeter, 2020. Disponível em: https://gepeter.proj.ufsm.br/pressbook/livrorea/. Acesso em: 21 mar. 2022.

SILVA, Carine Mello da; GANDIN, Hellen Boton; PORTO, Ana Paula Teixeira. PLATAFORMAS INTERATIVAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: potencialidades para formação leitora e letramento digital. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 22, n. 2, p. 45-68, jun. 2021. Quadrimestral. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/4009. Acesso em: 11 fev. 2022.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração REA de Paris. UNESCO, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/Portuguese_Paris_OER_Declaration.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

WILEY, David. On the sustainability of open educational resource initiatives in higher education. 2007. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.215.1000&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.

Veröffentlicht

2022-12-21

Versionen

Zitationsvorschlag

Gandin, H. B., & Porto, A. P. T. (2022). Construção de recursos educacionais abertos digitais para formação leitora no ensino médio: possíveis caminhos para a autoria docente: . Letras, 104–120. https://doi.org/10.5902/2176148571353