Gêneros orais nos livros didáticos: mapeando a diversidade textual/discursiva presente nas escolas públicas brasileiras

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539542

Schlagworte:

Gêneros orais, Livro didático, Guia do livro didático de alfabetização e letramento

Abstract

Neste trabalho, temos o objetivo de investigar a diversidade de gêneros orais disponível nos livros didáticos de alfabetização, avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em suas edições 2007, 2010, 2013 e 2016, e compreender quais capacidades de linguagem os gêneros priorizados podem desenvolver. Os dados foram analisados à luz da perspectiva qualitativa (BARDIN, 2016). O aporte teórico fundou-se em Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Os resultados apontaram para um aumento na ocorrência de gêneros orais, ao longo das quatro edições do PNLD, com uma diversidade que propicia o desenvolvimento de capacidades de linguagem variadas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Débora Amorim Gomes Costa-Maciel, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora do Programa Graduação em Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação e PROFLETRAS da Universidade de Pernambuco (UPE). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA). Trabalha na área de Educação e Linguística, com ênfase em ensino-aprendizagem, com atenção para as discussões realizadas no âmbito da Educação básica, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação do Campo.

Fabrini Katrine da Silva Bilro, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (2016). Possui especialização em Educação e Linguagem (2014) e graduação em Letras (2010), ambas pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Município de Goiana e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação e Linguagem, principalmente em temas relacionados aos processos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, à oralidade, aos gêneros textuais e à prática docente. Realiza pesquisas junto ao Grupo de Pesquisa em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA).

Literaturhinweise

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília. 1996.

___________. MEC. Guia do livro didático PNLD 2007: alfabetização: séries/anos iniciais do ensino fundamental / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

___________. MEC. Guia de livros didáticos PNLD 2010: Letramento e Alfabetização/Língua Portuguesa. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

___________. SEF/MEC. Guia do livro didático: Língua Portuguesa: alfabetização e letramento (PNLD 2013). Brasília: MEC/SEF, 2013.

___________. MEC. Guia de livros didáticos PNLD 2016: letramento e alfabetização e língua portuguesa / ensino fundamental anos iniciais. Ministério da Educação. – Brasília, MEC: 2015.

___________. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa. Ano 1: unidade 2. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2012.

___________. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Caderno 05: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

___________. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_18jun_site.pdf > Acesso em: 18 junho 2019.

___________. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-dados-estatisticos>. Acesso em: 18 de junho de 2019.

BUNZEN, Clécio. Análise de Livros Didáticos de Portuguesa no Campo da Linguística Aplicada: Possibilidades e Desafios. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de S. (Org.). Visibilizar a Linguística Aplicada: Abordagens Teóricas e Metodológicas. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, p. 269-292.

COSTA-MACIEL, D. A. G. Livros Didáticos de Língua Portuguesa: Propostas didáticas para o ensino da linguagem oral. UFPE, Recife/PE. Dissertação de mestrado, 2006.

DOLZ, J.; GAGNON, R. O gênero de texto, uma ferramenta didática para desenvolver a linguagem oral e escrita. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. da C. (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 23-56.

BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F.; NASCIMENTO, B. E. Aprendendo a argumentar: o ensino da oralidade nos livros didáticos de alfabetização. In: MARCUSCHI, B.; LEAL, T. F (Orgs.). Estudos sobre educação e linguagem: da educação infantil ao ensino médio. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011.

MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V.L.L. Oralidade e ensino de Língua Portuguesa. Campinas, SP: Editora Pontes, 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez 201001.

MELO, C. T. V.; MARCUSCHI, B.; CAVALCANTE, M. B. Esclarecendo o trabalho com a oralidade: uma proposta didática. In: LEAL, T. F.; GOIS, S. (Orgs.). A oralidade na Escola: A investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2012.

SÁ, A. L. de. Reconto. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto>. Acesso em: 01.05. 2019.

SCHNEUWLY B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. E Org.: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

Veröffentlicht

2020-08-04 — aktualisiert am 2022-07-28

Versionen

Zitationsvorschlag

Costa-Maciel, D. A. G., Bilro, F. K. da S., & Magalhães, T. (2022). Gêneros orais nos livros didáticos: mapeando a diversidade textual/discursiva presente nas escolas públicas brasileiras. Letras, 243–260. https://doi.org/10.5902/2176148539542 (Original work published 4. August 2020)

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in