Dies ist eine überholte Version, die am 2020-08-04 veröffentlicht wurde. Lesen Sie die aktuellste Version.

Rádio e oralidade: o que propõem os livros didáticos de português aprovados pelo programa nacional do livro didático?

Autor/innen

  • Clecio dos Santos Bunzen Júnior UFPE
  • Jéssica Máximo Garcia MACKENZIE (SP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539521

Abstract

Com base em discussões sobre as múltiplas linguagens na disciplina de Português, o presente artigo apresenta uma análise de como as coleções aprovadas pelo Ministério da Educação, no âmbito de duas edições do Programa Nacional do Livro Didáticos (PNLD 2014 e 2017), lidam com os gêneros radiofônicos. Nossas análises, de base interpretativa e situada no campo da Linguística Aplicada, demonstram a presença tímida de alguns gêneros radiofônicos ao longo de coleções específicas, com destaque para os gêneros ‘radionovela’  e ‘narração de jogo de futebol’.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

AUTOR(A), (2014)

AUTOR (A), (2003, 2004, 2005, 2009)

AUTOR(A) & AUTOR(A),(2014 e 2013)

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon. Tarefas da educação linguística no Brasil. In: Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 5, n. 1, 2005, pp. 64-81.

BALTAR, Marcos. Letramento radiofônico na escola. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 8, 2008, pp. 563-580.

BALTAR, Marcos; GASTALDELLO, Maria Eugênia; CAMELO, Marina Araujo.; LIPP, Bárbara Morsch. Rádio Escolar uma ferramenta de interação sociodiscursiva. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 08, 2008, pp. 185-210

BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: BRASIL. Materiais didáticos: escolha e uso. Boletim 14. Brasília: MEC, 2005.

BARBOSA, Jacqueline Peixoto; SIMÕES, Pedro. Letramento midiático no ensino de português: a formação da contrapalavra crítica. In: Linha D’Água, 30(2), 71-91. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91

BARBOSA, Jacqueline Peixoto; ROVAI, Célia Fagundes. Gêneros do discurso na escola: Rediscutindo princípios e práticas. São Paulo: FTD, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3a versão. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de livros didáticos. Anos finais do ensino fundamental – PNLD 2017. Brasília: Ministério da Educação, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de livros didáticos. Anos finais do ensino fundamental – PNLD 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2013.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998.

CANCLINI, Nestor Garcia. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CITELLI, Adilson. Educação e mudanças: novos modos de conhecer. In: Adilson Citelli (Coord). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2000.

CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

COSTA VAL, Maria da Graça; CASTANHEIRA, Maria Lucia. Cidadania e ensino em livros didáticos de alfabetização e de língua portuguesa (de 1ª a 4ª série). In: Maria da Graça Costa Val e Beth Marcuschi (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2008.

DOLZ, Joaquim. e SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY Bernard. & DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, Joaquim.; SCHNEUWLY, Bernard & HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY Bernard. & DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004.

KLEIMAN, Angela. B. Histórico da proposta de (auto)formação: confrontos e ajustes de perspectivas. In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KLEINSCHMIDT, Katrin. Sprachliches Lehrerhandeln als Bestandteil der professionellen Kompetenz von Lehrerinnen und Lehrern – Konturen eines wenig beachteten Forschungsfeldes. In Leseräume. Zeitschrift für Literalität in Schule und Forschung (3), 2016, pp. 98-114.

OLIVEIRA, Maria do Socorro. Gêneros textuais e letramento. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 1, n.2, , 2010, pp.325-345

ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012.

_____. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editora, 2009.

______. Práticas de ensino em língua materna: interação em sala de aula ou aula como cadeia enunciativa? In: Angela Kleiman e Marilda Cavalcanti (Orgs.) Lingüística aplicada e suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

______. O perfil do livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (5a a 8a séries). In: Rojo, Roxane.; Batista, Antônio Augusto Gomes.. (Org.). Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura da Escrita. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Vidding: leitura subversiva do cânone. In: BUNZEN, Clecio e MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SCHNEUWLY, Bernard; CORDEIRO, Glaís; DOLZ, Joaquim. A la recherche de l’objet enseigné: une démarche multifocale, 2005. (Mimeo).

WURTH, Aneeke., TIGELLAR, Dineke. et alli. A literature review of feedback and teaching oracy in L1-classes in secondary education. Paper presented at ARLE (The International Association for Research in L1 Education), SIG Literacies & Oracies, Seminar Focus on Oracy. 2018. Leiden, Nederland.

Veröffentlicht

2020-08-04

Versionen

Zitationsvorschlag

Bunzen Júnior, C. dos S., & Garcia, J. M. (2020). Rádio e oralidade: o que propõem os livros didáticos de português aprovados pelo programa nacional do livro didático?. Letras, 197–220. https://doi.org/10.5902/2176148539521