Contração ou expansão? Posicionamentos em pareceres de revista científica sob a perspectiva sistemico-funcional

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520214

Schlagworte:

Linguística Sistêmico-Funcional, Avaliatividade, Subsistema Engajamento, Pareceres, Gêneros textuais

Abstract

Esta pesquisa analisa pareceres de artigos de uma revista científica de Linguística, com base na perspectiva Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004) e no Subsistema Engajamento, do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). O corpus é constituído por 67 pareceres de artigo: aprovados sem restrições (A), aprovados com restrições (AR) e reprovados (R). Foram identificados treze tópicos (aboutness) abordados pelos pareceristas: Análise, Argumentação, Bibliografia, Contribuição, Forma, Língua, Metodologia, Objetivo, Resultado, Resumo, Tema, Teoria e Título. Os resultados revelam predomínio de posicionamentos heteroglóssicos nos três grupos de pareceres, com um índice maior de posicionamentos monoglóssicos no grupo de pareceres A. O grupo de pareceres AR apresenta mais ocorrências de Expansão Dialógica, sobretudo por significados típicos da categoria Acolhimento. O grupo de pareceres R apresenta maior frequência de Contração Dialógica, predominantemente por recursos da categoria Negação.

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Autor/innen-Biografie

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz é graduada em Letras, especialista em Educação/ Atualização Pedagógica (UFRJ), mestre em Estudos Linguísticos/ Estudos de Tradução (UFMG) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC SP). Atualmente, é Professora Adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos (NESRJ), onde trabalha com o ensino de Língua Portuguesa como L1 e L2.

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Veröffentlicht

2015-10-27

Zitationsvorschlag

Cruz, O. M. de S. e S. da. (2015). Contração ou expansão? Posicionamentos em pareceres de revista científica sob a perspectiva sistemico-funcional. Letras, (50), 303–332. https://doi.org/10.5902/2176148520214