Museu da Língua Portuguesa: instituição e discurso didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148511733

Palavras-chave:

Museu da Língua Portuguesa, Discurso didático, Espaço urbano, Patrimônio imaterial, Divulgação científica

Resumo

Neste artigo analisa-se o discurso de institucionalização do Museu da LínguaPortuguesa. A partir da perspectiva da Análise de Discurso e da História das IdeiasLinguísticas, mostra-se como se constitui o discurso sobre a língua, sobre os visitantesdo museu e sobre as relações da instituição com o espaço urbano em que se situa. Paraisso, discutem-se as noções de discurso didático, individuação do sujeito, significaçãodo “entorno” enquanto espaço urbano e sociabilidade. São considerados também osdiscursos da Unesco e do Estado brasileiro sobre a língua vista como patrimônio históricocultural imaterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Horta Nunes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

É graduado em Letras (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), tem mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado na Ecole Normale Supérieure de Lyon (2004, França). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da UNICAMP. 

Referências

FUNARI, P. P.; PELEGRINI, S. C. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008.

GUIMARÃES, E. A ciência entre as políticas científicas e a mídia. In: GUIMARÃES, E. (Org.). Produção e circulação do conhecimento: Estado, mídia e sociedade. Campinas: Pontes, 2001.

GUIMARÃES, E; ORLANDI, E. P. (Org.). Institucionalização dos estudos da linguagem: a disciplinarização das idéias lingüísticas. Campinas: Pontes, 2002.

GUIMARÃES, E. (Org.). Un dialogue atlantique: productin de sciences du langage au Brésil. Lyon: ENS Éditions, 2007.

GUIMARÃES, E. O multilingüismo e o funcionamento das línguas. Disponível em: <http://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=212>. Acesso em: 28 fev. 2013.

MORELLO, R.; OLIVEIRA, G. M. Uma política patrimonial e de registro para as línguas brasileiras. Disponível em: <http://www.labjor. unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=211>. Acesso em: 28 fev. 2013.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA. Reconhecimento é a chave para os museus exercerem seu papel social. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2013.

MUSEU DO FUTEBOL. Disponível em: <http://www.museudofutebol.org.br>. Acesso em: 28 fev. 2013.

NUNES, J. H. Discurso de divulgação: a descoberta entre a ciência e a não-ciência. In: GUIMARÃES, E. (Org.). Produção e circulação do conhecimento: Estado, mídia e sociedade. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI. E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos de trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 1996.

ORLANDI. E. P. A língua portuguesa, o Brasil, a lusofonia, a mundialização lingüística. In: Língua Brasileira e outras histórias: discurso sobre a língua e ensino no Brasil. Campinas: RG, 2009.

ORLANDI. E. P. A casa e a rua: uma relação política e social. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 693-703, set./dez. 2011.

ORLANDI. E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012.

PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO. Brasília, 1995. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2013.

SOBRINHO, J. S. da Silva. “A língua que nos une”: língua, sujeito e Estado no Museu da língua Portuguesa. 2011. 133 f. Tese (Doutorado em Linguística)−Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

WIKICIONÁRIO. Disponível em: <http://pt.wiktionary.org/wiki/cidad%C3%A3o-usu%C3%A1rio>. Acesso em: 28 fev. 2013.

Downloads

Publicado

2013-06-23

Como Citar

Nunes, J. H. (2013). Museu da Língua Portuguesa: instituição e discurso didático. Letras, (46), 203–224. https://doi.org/10.5902/2176148511733