Os retratos poéticos de Alvarenga Peixoto
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148571193Palavras-chave:
Alvarenga Peixoto, Retrato, ProsopografiaResumo
Em 2017, localizamos seis retratos até então inéditos atribuídos ao poeta setecentista Inácio José de Alvarenga Peixoto. Neste artigo, propomos uma primeira interpretação desses poemas, ao lado de um outro retrato que já era conhecido em seu corpus. O método empregado se resume a elencar os principais lugares-comuns empregados nos poemas, e colocá-los em diálogo com doutrinas poético-retóricas sobre a prosopografia.
Downloads
Referências
BARBOSA, J. da C. Parnaso Brasileiro ou Collecção das Melhores Poezias dos Poetas do Brasil, Tanto Ineditas, como Ja Impressas. Rio de Janeiro: Typografia Imperial e Nacional, 1829-1832.
GALLO, E. Matthew of Vendôme: Introductory Treatise on the Art of Poetry. Proceedings of the American Philosophical Society, v.118, nº 1, p. 51-92, 1974.
HANSEN, J. A. A Sátira e o Engenho: Gregório de Matos e a Bahia do Século XVII. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
HANSEN, J. A. Categorias Epidíticas de ekphrasis. Revista USP, nº 17, p. 85-105, São Paulo, 2006.
LAPA, M. R. Vida e Obra de Alvarenga Peixoto. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1960.
MOREIRA, M. Caramurus da Bahia: a tópica natio e procedimentos descritivos na composição de retratos satíricos do corpus poético atribuído a Gregório de Matos e Guerra. Revista Contexto, nº 22, p. 293-354. Vitória, 2012.
PLÍNIO, O VELHO. The Natural History. Londres: Taylor and Francis, 1855. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus%3Atext%3A1999.02.0137%3Abook%3D35%3Achapter%3D36. Acessado em 15/07/2022.
PREDEBON, A. A. Edição do manuscrito e estudo crítico das metamorfoses de Ovídio traduzidas por Francisco José Freire (1770). Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, 2006.
PROENÇA FILHO, D. (Org.) A Poesia dos Inconfidentes: Poesia completa de Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
RAGUSA, G. Lira Grega: Antologia de Poesia Arcaica. São Paulo: Hedra, 2013.
SILVA, D. de C. Obras Poéticas de Inácio José de Alvarenga Peixoto. São Paulo: Clube de Poesia, 1956.
SOUZA, C. C. E. de. Alvarenga Peixoto e(m) Seu Tempo. São Paulo, 2017. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-07052018-120804/pt-br.php. Acessado em 24/07/2022.
SOUZA, C. C. E. de. Como Ler uma Obra Fragmentada: Apontamentos Sobre o Caso Alvarenga Peixoto. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-04122019-171519/pt-br.php. Acessado em 24/07/2022.
SOUZA, C. C. E. de. Obras Poéticas de Alvarenga Peixoto. Cotia, Ateliê Editorial, 2020. Disponível em: https://scholar.harvard.edu/caioestevesdesouza. Acessado em 24/07/2022.
TORRES, A. Ejercícios de Retórica. Alcañiz-Madrid: Laberinto, 2003.
ZUCCARO, L. O discurso evidente: um estudo da descrição na obra impressa de Manuel Botelho de Oliveira. São Paulo, 2019. Dissertação (Mestrado). – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-26112019-110507/pt-br.php. Acessado em 24/07/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letras
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.