"Hamlet" na televisão: interfaces entre palco e tela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148555196

Palavras-chave:

Shakespeare, Hamlet, Intermedialidade, Remediação, Adaptação

Resumo

Várias produções britânicas de peças de Shakespeare para a televisão foram adaptadas de montagens teatrais. Essas adaptações do tipo palco-para-TV exploram elementos teatrais, televisivos e cinemáticos por meio de cuja combinação as performances ganham sentido na telinha. Este artigo investiga traços distintivos desse tipo específico de adaptação shakespeariana. Dando ênfase a uma adaptação televisiva de Hamlet a qual adaptou uma montagem teatral dirigida por Gregory Doran na Royal Shakespeare Company (2008), discutirei os mecanismos de intermedialidade e os processos de remediação a partir dos quais esse Hamlet se constitui. Ao invés de ser simplesmente um registro da performance para o palco, essa adaptação é uma forma híbrida que não apenas complica distinções tradicionais entre teatro e televisão, mas também desafia noções de que que adaptações do tipo palco-para-TV são secundárias e derivativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo da Silva Gregório, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), Mestrado em Estudos da Linguagem pela mesma instituição (2012), e Doutorado em Shakespeare Studies pela University of Birmingham (2017). Atualmente, é professor colaborador no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO, Irati). Tem experiência de ensino nas áreas de Literatura Inglesa, Língua Inglesa e Português-Língua Estrangeira. Na pesquisa, tem interesse nos seguintes tópicos: Estudos shakespearianos (foco em performance e adaptação); Adaptação teatral, cinematográfica e literária; Literatura e ensino de inglês como língua estrangeira.

Referências

AEBISCHER, P. et al. (org.) Shakespeare and the ‘live’ theatre broadcast experience. London: Arden Shakespeare, 2018.

BAZIN, A. What is cinema? Vol. 1. Berkeley: University of California Press, 2005.

BOLTER, D.; GRUSIN; R. Remediation: understanding new media. London: the MIT Press, 2000.

BULMAN, J. The BBC Shakespeare and house style. In: BULMAN, J.; COURSEN, H. (org.). Shakespeare on television: an anthology of essays and reviews. Hanover: University of New England, 1988, p. 50-60.

CARTMELL, D. Review of Shakespeare’s Hamlet. Shakespeare, v. 5, n. 2, p. 198-199, 2009.

COOK, P. Cinematic Hamlet: the films of Olivier, Zeffirelli, Branagh, and Almereyda. Ohio: Ohio University Press, 2011.

CROWL, S. Shakespeare’s Hamlet: the relationship between text and film. New York: Arden Shakespeare, 2014.

DAVIES, A. Filming Shakespeare's Plays. Cambridge: Cambridge UP, 1988.

DUFFY, R. G., Olivier, Richardson: visual strategy in Hamlet adaptation. Literature/film quarterly, v. 4, n. 2, 141-152, 1976.

ELLIS, J. Visible Fictions: Cinema, Television, Video. London: Routledge, 1992.

FRIEDMAN, M. The Shakespeare cinemacast: Coriolanus. Shakespeare quarterly, v. 67, n. 4, p. 457-480, 2016.

HALLINAN, T. Jonathan Miller on the Shakespeare Plays. Shakespeare quarterly, v. 32, n. 2, p. 134-45, 1981.

HAMLET. Direção: Gregory Doran. London: BBC, 2010. 1 DVD.

HARTLEY, A. Time lord of infinite space: celebrity, casting, romanticism, and british identity in the RSC’s Doctor Who Hamlet. Borrowers and lenders, v. 4, n. 2, p. 1-16, 2009.

HINDLE, M. Studying Shakespeare on Film. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2007.

HIRSCHFIELD, H. Introduction. In: SHAKESPEARE, W. Hamlet. Cambridge: Cambridge UP, 2019, p. 1-75.

MESSINA, C. Preface. In: SHAKESPEARE, W. Romeo and Juliet. London: British Broadcasting, 1978, p. 6-9.

MESSINA, C.; ANDREWS, J. A. Cedric Messina discusses The Shakespeare Plays. Shakespeare Quarterly, v. 30, n. 2, p. 134-37, 1979.

MILLER, J.; HOLDERNESS, G. Jonathan Miller Interviewed by Graham Holderness. In: HOLDERNESS, G. (org.). The Shakespeare Myth. Manchester: Manchester UP, 1988, p. 195-202.

MOSHINSKY, E. Does Shakespeare Write Better for Television? In: ELSOM, J. (org.). Is Shakespeare Still Our Contemporary? London: Routledge, 1989, p. 114-39.

PAVIS, P. Contemporary mise en scène. London: Routledge, 2013.

RAJEWSKY, I. Intermediality, intertextuality, and remediation: a literary perspective on intermediality. Intermédialités, n. 6, p. 43-64, 2005.

RIPPL, G. Introduction. In: (org.). Handbook of intermediality. Berlin: De Gruyter, 2015, p. 1-31.

ROKISON, A. Interview: David Tennant on Hamlet. Shakespeare, v. 5, n. 3, p. 292-304, 2009.

SHAKESPEARE, W. Hamlet. Traduzido por Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 1997.

SMITH, E. Good and ready. The Times literary supplement, p. 17, 15 ago. 2008.

STRAUMANN, B. Adaptation – remediation – transmediality. In: RIPPLE, G. (org.). Handbook of intermediality. Berlin: De Gruyter, 2015, p. 249-267.

TAYLOR, N. Two types of television Shakespeare. In: Anthony, Davies; WELLS, Stanley. Shakespeare and the moving image. Cambridge: Cambridge UP, 1994, p. 86-98.

TERRIS, O. Shakespeare and British television. Shakespeare survey, v. 61, p. 199-212, 2008.

WILDERS, J. Shakespeare on the Small Screen. Shakespeare Jahrbuch, p. 56-62, 1982.

WILLIS, S. The BBC Shakespeare Plays. Chapel Hill: University of North Carolina, 1991.

WORTHEN, W. B. Shakespeare, technicity, theatre. Cambridge: Cambridge UP, 2020.

WYVER, J. Screening the Royal Shakespeare Company. London: The Arden Shakespeare, 2019.

WYVER, J. ‘All the trimmings?’: the transfer of theatre to television in adaptations of Shakespeare stagings. Adaptation, v. 7, n. 2, p. 104-120, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

Gregório, P. da S. (2022). "Hamlet" na televisão: interfaces entre palco e tela. Letras, 1(63), 112–126. https://doi.org/10.5902/2176148555196