Uma prática edificante: a carta do missionário jesuíta ao rei de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148538054Palavras-chave:
Antônio Vieira, Cartas jesuíticas, Ars DictaminisResumo
Este artigo apresenta elementos que compõem a prática epistolográfica dos jesuítas no antigo Estado do Maranhão e Grão-Pará, valendo de exemplo particular representado por uma carta do padre Antônio Vieira. A partir da leitura de observações feitas por autores como Alcir Pécora e João Adolfo Hansen, entre outros, este escrito intenta demonstrar e discutir o fato da epistolografia jesuítica se inserir em práticas discursivas correntes no tempo das missões em território da Colônia, em especial o século XVII. A demonstração dos elementos constitutivos da composição epistolográfica dos jesuítas ressalta o caráter mais edificante dessas cartas que factuais.Downloads
Referências
ANÔNIMO (de Bolonha). Regras para Escrever cartas. In: A Arte de Escrever cartas: Anônimo de Bolonha, Erasmo de Rotterdam, Justo Lípsio. Organizado e traduzido por Emerson Tin. Campinas∕SP: Editora da UNICAMP, 2005, p.81-109.
CARDOSO, Alírio e PÉCORA, Alcir. Uma Arte Perdida nos Trópicos: a epistolografia jesuítica no Maranhão e Grão-Pará (séculos XVII – XVIII). Revista Estudos Amazônicos, Belém∕PA, vol.VIII, nº 2, p.1-22, 2012.
HANSEN, João Adolfo. A escrita da conversão. In: Diálogos da Conversão, missionários, índios, negros e judeus no contexto ibero-americano do período barroco. Organizado por Lúcia Helena Costigan. Campinas∕SP: Editora da UNICAMP, 2005, p.15-43.
HANSEN, João Adolfo. Para ler as cartas do Pe. Antônio Vieira (1626-1697). Teresa revista de Literatura Brasileira [8∕9], São Paulo∕SP, p.264-299, 2008.
PÉCORA, Alcir. A arte das cartas jesuíticas do Brasil. In: Máquina de Gêneros. Campinas∕SP: EDUSP, 2001, p.17-68.
VIEIRA, Antônio. Cartas - Volume 1. Organizado por João Lúcio de Azevedo. São Paulo∕SP: Editora Globo, 2008, p.236-242.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Letras
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.