Gêneros textuais acadêmicos na educação profissional técnica de nível médio: uma experiência a partir do resumo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148535869

Palavras-chave:

Ensino médio, Educação profissional, Ensino da escrita, Desenvolvimento da escrita, Resumo científico

Resumo

Neste trabalho, apresentamos e analisamos uma proposta de intervenção didática envolvendo o gênero resumo científico, desenvolvida em turmas de ensino médio integrado à educação profissional técnica, na disciplina Língua Portuguesa e Literatura. Como fundamentação teórica, baseamo-nos essencialmente em contribuições da didática de línguas, para alicerçar o desenvolvimento e a apresentação da proposta de intervenção didática, e do Interacionismo Sociodiscursivo, para descrever as capacidades de linguagem mobilizadas pelos alunos na produção dos resumos, produtos empíricos desse processo. As análises apontam que é legítimo e pertinente abordar gêneros da esfera acadêmica, como o resumo científico, no ensino médio; e que os alunos apreendem e mobilizam, na escrita do gênero, suas características. Portanto, a educação profissional técnica de nível médio apresenta-se como um contexto de ensino e aprendizagem de gêneros da esfera acadêmica.

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Biografia do Autor

Evandro Gonçalves Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN

Professor de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN

Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde atua no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras. Pesquisadora do Grupo de Estudos do Discurso (GRED/UERN).

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Doutora em Letras pela UFPE (2005) e Mestre pela UFPB (1997), onde atua na graduação e na pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB). É bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, uma das líderes do GELIT/CNPq/PROLING-UFPB, membro do grupo ALTER (USP) e editora da Revista Prolíngua.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Leite, E. G., Barbosa, M. do S. M. F., & Pereira, R. C. M. (2019). Gêneros textuais acadêmicos na educação profissional técnica de nível médio: uma experiência a partir do resumo científico. Letras, (58), 63–86. https://doi.org/10.5902/2176148535869