“Você não pode ter tudo de bandeja sempre“: o sistema de classes inglês implode em O Criado, de Losey e Pinter

Autores

  • Martin John Fletcher Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148523559

Palavras-chave:

Harold Pinter, Joseph Losey, The Servant, Cinema inglês, Anos sessenta

Resumo

A colaboração entre Harold Pinter e Joseph Losey no filme The Servant de 1963, representa um ponto alto na história do cinema britânico. Embora eu reconheça os méritos técnicos e cinematográficos do filme, argumento neste artigo que The Servant continua a ser um filme essencialmente inglês. O diálogo idiomático de Pinter ilumina as estruturas hierárquicas complexas e preconceitos do sistema de classes inglês. Isso faz o filme essencialmente “idiomático” em sua descrição de um momento histórico e ideológico particular, num momento em que o sistema de classes estava em crise e as convulsões políticas e culturais dos anos 1960 por vir já estavam à vista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martin John Fletcher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Martin John Fletcher possui graduação em Combined Studies - Bradford & Ilkley Community College (1985) e mestrado em Critical Theory - University of Sussex (1986). As áreas de pesquisa que mais o interessam são a evolução da "literatura" como uma disciplina acadêmica; a aplicação da teoria marxista para a interpretação da literatura; o impacto da teoria crítica sobre a pedagogia e metodologia no ensino de literatura; a relevância contemporânea do teatro de Shakespeare; as obras de George Orwell e D.H. Lawrence. 

Referências

CAUTE, David. Joseph Losey: A Revenge on Life. Oxford: Oxford University Press, 1994.

COLLINS, Frank. The servant – studio canal DVD review. April 9, 2013.<http://www.cathoderaytube.co.uk/2013/04/british-cult-classics--servant.html>. Access: 02, March, 2015.

CONNOLLY, Cyril. Enemies of Promise. London: André Deutsch, 1988.

GALE, Steven H. Harold Pinter’s Plays and the Artistic Process. Kentucky: University Press, 2003.

LARKIN, Philip (ed.). The Oxford Book of Twentieth Century Verse. Oxford: Oxford University Press, 2002.

LAWRENCE, D. H. Women in Love. London: Penguin Books, 1999.

LAWSON, Mark. Renaissance for the nationality that dared not speak its name. Guardian: October 15, 2005.

LEAHY, James. Losey Revisited. Senses of Cinema, Issue 21, July 2002. <http://sensesofcinema.com/2002/director-joseph-losey/losey_revisited/>. Access: 02, March, 2015.

MARAS, Robert. Dissecting class relations: The film collaborations of Joseph Losey and Harold Pinter. World Socialist Web Site, May 28, 2012. <http://www.wsws.org/en/articles/2012/05/lose-m28.html>. Access: 02, March, 2015.

MAUGHAM, Robin. The Servant. New York: Harcourt, Brace and Co, 1949.

MONK, Ray. Bertrand Russell: The Spirit of Solitude, 1872 – 1921. New York: The Free Press, 1996.

MURRAY, Nicholas. The Red Sweet Wine of Youth: British Poets of the First World War. London: Little, Brown, 2010.

PINTER, Harold. 'Oh, Superman’: Opinion. BBC Channel 4, May 31, 1990.

PINTER, Harold. Collected Screenplays Volume 1. London: Faber, 2000.

PINTER, Harold. Art, Truth and Politics: Nobel Lecture, December 7, 2005. Stockholm: The Nobel Foundation, 2005.

ROBERTS, Glenys. A Day in the Life: Tragic true story behind one of the Beatles'most famous hits. Daily Mail, November 22, 2012.

SARGEANT, Amy. The Servant. London: Palgrave Macmillan, 2011.

THE SERVANT. Director: Joseph Losey. Production: Joseph Losey and Norman Priggen. Screenplay: Harold Pinter. Studio Canal DVD, 2002 (original: Springbok films, 1963).

THORPE, Vanessa. Sex began 50 years ago, Larkin said. How has the Earth moved since 1963? The Observer, Saturday 27 April, 2013.

TSE, Carman. Film Review: 50 Years Later British Classic 'The Servant'Is Still Dizzying And Resonant. August 30, 2013. <http://laist.com/2013/08/30/the_servant_rerelease_movie_review.php>. Access: 02, March, 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Fletcher, M. J. (2015). “Você não pode ter tudo de bandeja sempre“: o sistema de classes inglês implode em O Criado, de Losey e Pinter. Letras, (51), p. 273. https://doi.org/10.5902/2176148523559