A FORMA DA PROVOCAÇÃO EM PRAÇA DOS HERÓIS, DE THOMAS BERNHARD

Autores

  • Alexandre Villibor Flory

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512157

Palavras-chave:

Thomas Bernhard, aesthetics of the formal provocation, mediation between literary form and social process, literature and society

Resumo

Neste artigo discutiremos alguns aspectos sobre a última peça do austríaco Thomas Bernhard, Praça dos heróis(Heldenplatz), de 1988. Todo seu processo de escrita e encenação foi marcado por um escândalo programado pelo autor. Deste modo, a própria concepção da peça envolve a recepção em uma dialética entre arte e sociedade muito fecunda, resultando numa provocação elevada ao nível da forma, e não meramente acidental. Assim, questiona uma concepção de obra de arte orgânica e fechada, atualizando uma tradição épica brechtiana decisiva, também, para o desenvolvimento do teatro brasileiro, dos anos 50 aos dias de hoje.

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

Flory, A. V. (2010). A FORMA DA PROVOCAÇÃO EM PRAÇA DOS HERÓIS, DE THOMAS BERNHARD. Letras, (41), 11–28. https://doi.org/10.5902/2176148512157