AQUISIÇÃO DAS LÍQUIDAS POR CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO: AQUISIÇÃO SILÁBICA OU SEGMENTAL

Autores

  • Letícia Pacheco Ribas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148511970

Resumo

Este estudo descreve e analisa os dados sobre as líquidas na fala de crianças monolíngües falantes de português brasileiro com desvio fonológico, entre as idades de 4 anos e 2 meses e 10 anos. tais dados são comparados com dados sobre aquisição fonológica normal. A idéia central é que as crianças iniciam a aquisição fonológica pela estrutura silábica, que é o modelo “top-down”, e não pelo segmento, que seria o modelo “bottom-up”. Foram analisados aspectos da aquisição do onset complexo e dos fonemas /l/ e // em outras estruturas silábicas. omodelo “top-down” é capaz de dar conta dos dados e da organização interna da sílaba (Selkirk, 1982), explicando os resultados dos dados de fala com desvio fonológico.

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Publicado

2008-12-01

Como Citar

Ribas, L. P. (2008). AQUISIÇÃO DAS LÍQUIDAS POR CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO: AQUISIÇÃO SILÁBICA OU SEGMENTAL. Letras, (36), 129–150. https://doi.org/10.5902/2176148511970