FAMÍLIA E ESPORTE: A INFLUÊNCIA PARENTAL SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS FILHOS NO FUTSAL COMPETITIVO

Autores

  • Gerard Maurício Martins Fonseca Universidade de Caxias do Sul
  • Erika Spritze Stela Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546420723

Palavras-chave:

Esporte, Futsal, Motivação, Família.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os fatores parentaisdeterminantes para a participação dos filhos no futsal competitivo. Participaram149 adultos, sendo 84 homens e 65 mulheres com filhos nas categorias sub-9,sub-11 e sub-13 de três clubes de futsal de Caxias do Sul-RS. O instrumentoutilizado para a coleta de dados foi o Questionário Para os Pais (QPP). Osresultados mostraram que o esporte é valorizado e praticado pelos pais. Oestudo conclui que o incentivo dos pais constrói um ambiente saudável para quea criança desenvolva suas potencialidades, segurança e motivação para praticaro futsal e que não há diferença significativa no comportamento entre pais e mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerard Maurício Martins Fonseca, Universidade de Caxias do Sul

Professor do curso de educação física da UCS. Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Doutor em Ciências da Atividade Física e Esporte (UAM-Madrid), reconhecimento USP.

Erika Spritze Stela, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Educação Física.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

Fonseca, G. M. M., & Stela, E. S. (2015). FAMÍLIA E ESPORTE: A INFLUÊNCIA PARENTAL SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS FILHOS NO FUTSAL COMPETITIVO. Kinesis, 33(2). https://doi.org/10.5902/2316546420723

Edição

Seção

Artigos originais