FAMÍLIA E ESPORTE: A INFLUÊNCIA PARENTAL SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS FILHOS NO FUTSAL COMPETITIVO

Autores/as

  • Gerard Maurício Martins Fonseca Universidade de Caxias do Sul
  • Erika Spritze Stela Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546420723

Palabras clave:

Esporte, Futsal, Motivação, Família.

Resumen

O objetivo deste estudo foi identificar os fatores parentaisdeterminantes para a participação dos filhos no futsal competitivo. Participaram149 adultos, sendo 84 homens e 65 mulheres com filhos nas categorias sub-9,sub-11 e sub-13 de três clubes de futsal de Caxias do Sul-RS. O instrumentoutilizado para a coleta de dados foi o Questionário Para os Pais (QPP). Osresultados mostraram que o esporte é valorizado e praticado pelos pais. Oestudo conclui que o incentivo dos pais constrói um ambiente saudável para quea criança desenvolva suas potencialidades, segurança e motivação para praticaro futsal e que não há diferença significativa no comportamento entre pais e mães.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gerard Maurício Martins Fonseca, Universidade de Caxias do Sul

Professor do curso de educação física da UCS. Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Doutor em Ciências da Atividade Física e Esporte (UAM-Madrid), reconhecimento USP.

Erika Spritze Stela, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Educação Física.

Publicado

2015-12-18

Cómo citar

Fonseca, G. M. M., & Stela, E. S. (2015). FAMÍLIA E ESPORTE: A INFLUÊNCIA PARENTAL SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS FILHOS NO FUTSAL COMPETITIVO. Kinesis, 33(2). https://doi.org/10.5902/2316546420723

Número

Sección

Artículos originales